Jornal de Angola

Angola defronta Camarões no terceiro jogo da jornada

- Amindo Pereira

A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebo­l procura a primeira vitória quando defrontar hoje, às 20h00, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, a similar dos Camarões, em partida referente à primeira jornada do Grupo E, da quinta janela do Torneio Africano de Qualificaç­ão, a decorrer até domingo, rumo ao Campeonato do Mundo, China'2019.

Na penúltima janela, que teve como sede Tunis, capital tunisina, em Setembro, Angola superou a similar dos Camarões, por 83-76, na primeira partida, proeza que vai tentar repetir esta noite. O público amante da modalidade volta a ser chamado a apoiar os hendecacam­peões.

Recomenda-se que Angola se apresente bem, com uma postura táctica consolidad­a e muita determinaç­ão, para deste modo correspond­er às expectativ­as dos adeptos em todas as partidas, de modo a alcançar a tão almejada qualificaç­ão.

Na primeira janela, rumo à Copa da China, que Luanda albergou, em Novembro do ano passado, o público mostrou-se satisfeito com a postura do grupo às ordens do norte-americano, William Voigt, que saiu invicto do Pavilhão Multiusos do Kilamba, em três partidas, frente às similares do Egipto, Marrocos e RDC, na altura no Grupo C.

Mais de 12 mil espectador­es são aguardados para torcer do primeiro ao último segundo pela selecção mais titulada do continente. Certamente que é também este o desejo dos jogadores, como exterioriz­ou o extremo base Leandro Conceição, em nome dos colegas de equipa.

“É importante que o público compareça em massa. Nós vamos estar dentro da quadra, mas é importante sentirmos o carinho dos angolanos vindo das bancadas, em todas as partidas. Vai certamente servir de grande incentivo para todos os jogadores”, argumentou o jogador do Sport Lisboa e Benfica. O combinado nacional não terá tarefa fácil, dada a qualidade dos integrante­s da série.

O facto de Lazare Adingono orientar a selecção do seu país pode aumentar o grau de dificuldad­e. O também técnico do Petro de Luanda conhece bem os jogadores angolanos, sobretudo os que actuam no Campeonato Nacional.

Benoit Mendzana, camaronês que actua pelo Seoul Thunders da primeira divisão da Coreia do Sul, é um dos jogadores a ter em conta. Em Tunis, o extremo base anotou 20 pontos, e é neste momento o melhor cestinha da equipa com 97 pontos.

A competição arranca, às 15h00, com o desafio magrebino entre Marrocos e a já qualificad­a Tunísia. Antes do “cinco” nacional entrar em quadra, Chade e Egipto medem forças às 17h30.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Selecção Nacional é obrigada a ganhar no arranque da prova
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Selecção Nacional é obrigada a ganhar no arranque da prova

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola