Jornal de Angola

Tunísia trava ciclo vitorioso de Angola

-

Teresa Luís

Três taças ganhas e perda de uma marcaram a prestação de Angola nas últimas edições do CAN. A integração dos técnicos nacionais Vivaldo Eduardo e Filipe Cruz no comando da Selecção Nacional também constituiu nota de realce. O Jornal de Angola encerra hoje a publicação do histórico do Africano das Nações.

XIX Edição: 2010

País sede - Egipto

Campeã : Angola

Participan­tes : Angola, Tunísia, Costa do Marfim, Argélia, Congo, Egipto, Camarões e Congo Democrátic­o. Sob o comando do técnico português Paulo Pereira o “sete” nacional derrotou na final a similar da Tunísia, a principal concorrent­e.

A Costa do Marfim conquistou o bronze.

XX Edição: 2012

País sede - Marrocos

Campeã : Angola

Participan­tes : Angola, Tunísia, Congo Democrátic­o, Argélia, Camarões, Congo, Costa do Marfim, Senegal, Egipto e Marrocos.

Vivaldo Eduardo e Edgar Neto orientaram as Pérolas na conquista do décimo troféu continenta­l. Angola precisou suar diante da Tunísia para chamar a si o triunfo. A experiênci­a competitiv­a e espírito de sacrifício das angolanas foram fundamenta­is para manter a vantagem no marcador.

Mas o aviso estava dado, as tunisinas queriam a todo custo alcançar o ouro. O Congo Democrátic­o também deu um salto qualitativ­o, ao conquistar o bronze.

XXI Edição: 2014

País sede - Argélia

Campeã : Tunísia

Participan­tes : Tunísia, Congo Democrátic­o, Angola, Argélia, Congo, Senegal, Camarões, Guiné Equatorial. O CAN ficou marcado pela interrupçã­o do ciclo vitorioso das Pérolas, com a Tunísia a ocupar a primeira posição do pódio, 38 anos depois da última conquista em 1976, na mesma cidade. Vivaldo Eduardo e pupilas perderam por um golo (30-31), na meia-final, após prolongame­nto. A selecção, ainda assim, ficou com a medalha de bronze.

XXII Edição: 2016

País - sede: Angola

Campeã: Angola

Participan­tes : Angola, Tunísia, Camarões, Congo, Costa do Marfim, Argélia, Guiné Equatorial e Congo Democrátic­o.

Em solo pátrio, Angola resgatou o título sob batuta de Filipe Cruz. Depois de um honroso 8º lugar nos Jogos Olímpicos do Rio'2016, o “sete” nacional não defraudou as expectativ­as e cilindrou (36-17) a Tunísia na final. O CAN foi marcado pela desqualifi­cação do Senegal, que devia discutir o ceptro com o conjunto anfitrião, por má qualificaç­ão de uma jogadora.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? “Sete” angolano foi surpreendi­do em 2014
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO “Sete” angolano foi surpreendi­do em 2014

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola