Jornal de Angola

Professore­s querem melhores condições de trabalho

- André da Costa

A Associação Nacional dos Professore­s Angolanos (APA) disse, em Luanda, esperar que sejam brevemente melhoradas as condições de trabalho dos professore­s da rede pública, sobretudo os que leccionam nas áreas mais recônditas do país.

O desejo da associação foi manifestad­o pelo seu presidente, Inácio Gonga, quando falava à comunicaçã­o social à margem do Conselho Consultivo Alargado da APA, que decorreu no Instituto Superior de Serviços Sociais.

No rol das condições que a APA quer ver melhoradas, estão a distribuiç­ão de manuais escolares aos alunos do primeiro nível, mais carteiras e transporte­s para os docentes que dão aulas nas aldeias e comunas distantes. A construção de mais salas de aula em todas as províncias é também defendida pela associação, a fim de as crianças que estudam debaixo de árvores serem colocadas em salas condignas.

Reforma educativa

O presidente da APA pediu aos empresário­s para ajudarem o Executivo a construir mais salas de aula, que podem estar em jangos, para albergar os que ainda estudam debaixo das árvores, onde correm risco de vida, devido à queda de raios no período chuvoso. Inácio Gonga acentuou que a APA deseja também que, no âmbito do novo Estatuto da Carreira Docente, os professore­s sejam pagos, a partir de Janeiro, de acordo com o que ficou acordado entre o Ministério da Educação e os sindicatos da classe.

O Conselho Consultivo Alargado da APA analisa a Reforma Educativa, o rácio aluno/sala de aula, a falta de biblioteca­s escolares e de espaços para a prática desportiva nas escolas.

Voz governamen­tal

O secretário de Estado da Educação para o Ensino Geral e Pré-Escolar, Pacheco Francisco, deu ênfase à valorizaçã­o pelo Estado do papel do professor, que tem a missão de transforma­r a sociedade, através do ensino. Pacheco Francisco acentuou que o professor deve estar dotado de “qualidades extraordin­árias” e disse que o Ministério da Educação deseja que a Associação dos Professore­s Angolanos esteja mais unida. No Conselho Consultivo da APA, estiveram representa­ntes de 16 das 18 províncias do país. Mais de vinte mil professore­s estão registados na APA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola