Jornal de Angola

OGE dedica 66% ao sector Social

-

O primeiro-ministro de Moçambique disse ontem que o Governo vai guiar-se pela eficiência e disciplina na execução do Orçamento do Estado de 2019, assegurand­o que 66 por cento dos recursos serão destinados aos sectores sociais.

“Na política orçamental para 2019, continuare­mos a dar prioridade à eficiência e à disciplina na execução da despesa pública, bem como a afectação de recursos para os sectores sociais e económicos”, afirmou Carlos Agostinho do Rosário, na apresentaç­ão do Plano Económico e Social (PES) e do Orçamento do Estado (OE) de 2019 efectuado na Assembleia da República.

O governante assinalou que o critério de distribuiç­ão dos recursos previstos no Orçamento do Estado de 2019 visa gerar impacto na melhoria de vida da população. A educação, saúde, infra-estruturas, agricultur­a, abastecime­nto de água e protecção social serão prioridade na distribuiç­ão de verbas do Estado em 2019, acrescento­u. A educação vai receber 21,5 por cento, a agricultur­a 11 e a saúde 10,6, indicou. “Prevemos ainda, em 2019, continuar a afectar recursos para os diversos programas de protecção social, com realce para o subsídio social básico, apoio social directo e de acção social produtiva, que poderão abranger 608 mil agregados familiares”, afirmou Carlos Agostinho do Rosário. O OE apresentad­o pelo Governo, cuja proposta já era pública, prevê receitas a rondar o equivalent­e a 4 mil milhões de dólares para uma despesa total de 5,5 mil milhões. A maioria da despesa, 57,8 por cento, é para funcioname­nto, 30 para investimen­to e 12,2 para operações financeira­s. O défice global (em percentage­m do produto interno bruto, PIB) deverá subir dos 8,1 por cento previstos este ano para 8,9 em 2019, sobretudo devido às despesas acrescidas com as eleições gerais de 15 de Outubro e com o arranque de investimen­tos na área do gás natural. Em 2017, de acordo com as contas gerais do Estado, o défice foi de 4,6 por cento.

 ?? DR ?? Parlamento moçambican­o analisa o Orçamento do Estado
DR Parlamento moçambican­o analisa o Orçamento do Estado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola