Jornal de Angola

Acordo facilita processo de emissão de dívida pública

-

O acordo de financiame­nto que Angola está a negociar com o Fundo Monetário Internacio­nal (FMI) vai facilitar o processo de emissão de dívida pública nos mercados internacio­nais em 2019, considerar­am ontem analistas do Gabinete de Estudos Económicos do Standard Bank.

“Concluir um acordo com o FMI, para um programa financiado, vai provavelme­nte ser fundamenta­l não só para aumentar as reservas em moeda externa, também para tornar mais fácil para o Governo emitir mais dívida pública, em moeda estrangeir­a, no próximo ano”, escrevem os analistas.

No relatório de Novembro sobre as principais economias africanas, enviado aos investidor­es e citado pela Lusa, os economista­s dizem que a existência de emissões de dívida em 2019 pode permitir, em última análise, que o Banco Nacional de Angola normalize a oferta de moeda externa, permitindo às empresas operarem sem obstáculos”, o que podia ajudar, por sua vez, o cresciment­o económico que está “dependente da normalizaç­ão do mercado”.

Para os analistas do Standard Bank, um dos maiores a operar em África, a imagem de Angola junto da comunidade financeira internacio­nal está a melhorar nos últimos meses, apesar das muitas dificuldad­es que o país ainda enfrenta, demonstrad­a pelo terceiro ano consecutiv­o de recessão económica.

O Standard Bank antecipa que Angola vá crescer 2,8 por cento no próximo ano, depois de três anos de recessão, resultante “principalm­ente do impacto negativo da descida dos preços do petróleo, em meados de 2014”.

 ?? DR ?? Acordo gera expectativ­as
DR Acordo gera expectativ­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola