Jornal de Angola

Papel da sociedade civil na identifica­ção das falhas

-

O ministro

de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República disse que o papel da sociedade na avaliação, denúncia, condenação e na identifica­ção das falhas do Governo em matéria de Direitos Humanos constitui um aspecto central desta estratégia.

O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República defende a criação de condições para que a sociedade civil possa participar, com liberdade e responsabi­lidade, para a materializ­ação da Estratégia dos Direitos Humanos, apresentad­a pelo Executivo.

A intenção, disse, é que os cidadãos e a sociedade civil tenham a capacidade de avaliação dos próprios sucessos e insucessos nesta matéria, “tornando-nos menos influenciá­veis por certas visões exógenas, algumas das quais nem sempre conhecem bem a nossa história e não acompanham a dinâmica da nossa realidade".

O ministro de Estado considerou como “acontecime­nto importante” para a sociedade o facto de, pela primeira vez, estarem em debate as linhas orientador­as da acção do Executivo em matéria de Direitos Humanos.

Frederico Cardoso esclareceu que os destinatár­ios desta acção do Executivo são todos os cidadãos nacionais e estrangeir­os que vivem no país, por isso deve ser do interesse de todos contribuir com ideias para a elaboração desta estratégia.

“Este seminário tem a virtude de ser um evento inclusivo, aberto e participat­ivo que permitirá aos presentes terem acesso, em primeira mão, à visão do governo sobre esta importante matéria, conhecerem os pilares fundamenta­is do seu trabalho em prol da consolidaç­ão efectiva de um Estado de Direito”, disse.

Frederico Cardoso afirmou que o Executivo pretende que os direitos humanos sejam respeitado­s não apenas pela solenidade com que aparecem estabeleci­dos na Constituiç­ão, mas também, e fundamenta­lmente, pelo modo como no dia-a -dia as necessidad­es das pessoas são satisfeita­s.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola