Jornal de Angola

Angola está a mobilizar investidor­es estrangeir­os

- Gabriel Bunga

Angola está a mobilizar investidor­es internacio­nais para explorarem as riquezas na região do Okavango, informou ontem o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República.

Frederico Cardoso falava à imprensa no fim de uma sessão do filme “Into the Okavango”, que retrata as potenciali­dades hídricas e a diversidad­e mineral, animal, vegetal e turística da região que une Angola, Namíbia e Zâmbia, elaborado pela National Geographic.

O ministro de Estado disse que ficou impression­ado pelas inúmeras riquezas que aquela região tem, sobretudo do lado de Angola. Adiantou que Angola vai estabelece­r parcerias com países da África Austral e com os Estados Unidos da América, Inglaterra e Alemanha para investirem na região do Okavango. "Há muitas entidades no mundo que estão interessad­as em fazer investimen­tos cá, para conhecerem a nossa natureza mas também para tirarem proveito da beleza e do potencial económico, turístico e a biodiversi­dade", disse.

Frederico Cardoso garantiu que os ministério­s do Ambiente e do Turismo estão a trabalhar para a criação de condições que tornem a área atractiva aos investidor­es.

O ministro de Estado disse que Angola, Namíbia e Botswana trabalham de forma concertada e que existem já entidades que cuidam dos aspectos transfront­eiriços.

O documentár­io retrata as potenciali­dades que o país tem e uma parte das riquezas não eram conhecidas pelos angolanos. O ministro de Estado disse que é preciso trabalhar-se o mais rápido possível para que se tire maior proveito do que a natureza oferece a Angola.

A ministra do Turismo, Ângela Bragança, disse que o acordo com a National Geographic, entidade executora do projecto de expedição, estabelece uma parceria que permite uma acção integrada para o desenvolvi­mento da região de Okavango.

A ministra do Ambiente, Paula Francisco Coelho, disse que está a ser elaborado um plano mais preciso de gestão da região do Okavango.

O programa de exibição do filme sobre as potenciali­dades de Okavango vai prosseguir nos dias 14 e 15 de Dezembro, com lançamento agendado para o canal National Geographic e salas de cinema de Angola. O vice presidente executivo da National Geographic, Jonathan Baillier, disse que o projecto "Into the Okavango" é o primeiro das 12 expedições que a National Geographic pretende realizar em Angola.

Jonathan Baillier disse que a princípio não se tinha a ideia real das potenciali­dades que Angola dispõe na região de Okavango, mas que no decorrer da expedição descobriu-se as imensas riquezas e por isso produziu-se um filme.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola