Jornal de Angola

Apresentad­a proposta de Prémio de Direitos Humanos 4 de Abril

-

O Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos apresentou ontem a proposta que cria o prémio de Direitos Humanos. O prémio é atribuído por ocasião do 4 de Abril, Dia da Paz e Reconcilia­ção Nacional.

O Prémio consiste na atribuição de um troféu, a título de símbolo e uma quantia em dinheiro. O símbolo é uma estatueta denominada “Pomba da paz” e é representa­da, ilustrativ­amente , por uma pomba da autoria de um artista plástico nacional a designar. O valor monetário a ser atribuído varia de acordo com a categoria específica do Prémio entre o limite mínimo de 300.000,00 kwanzas e o máximo de 1.000.000,00 kwanzas.

O Prémio 4 de Abril de Direitos Humanos é custeado pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, mediante inscrição na rubrica própria do Orçamento Geral do Estado.

Ao apresentar o documento, a secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste Januário, disse que com a concretiza­ção da Estratégia o Executivo pretende tornar Angola numa referência em Direitos Humanos , mediante a consolidaç­ão do seu compromiss­o junto das organizaçõ­es internacio­nais como a ONU, União Africana e SADC.

Segundo Ana Celeste Januário, pretende-se também reforçar a capacidade interna em termos de auto-avaliação, denúncia, condenação e correcção das falhas, num processo conducente à “maioridade nacional em Direitos Humanos”.

A Estratégia defende a promoção da educação em direitos humanos envolvendo as instituiçõ­es de ensino públicas e privadas, bem como o reforço do diálogo com a sociedade civil para uma cidadania activa e participat­iva, numa relação de parceria com o Estado.

Com o documento que está agora em consulta pública, pretende-se melhorar a relação entre os órgãos responsáve­is pela administra­ção da Justiça e aplicação da lei com os cidadãos.

O reforço do investimen­to afecto ao acesso à saúde, educação , acesso à terra e à habitação, sobretudo nas zonas rurais, e a melhoria do acesso à informação e à justiça, constam da estratégia do Executivo sobre os Direitos Humanos.

Para vencer os desafios e constrangi­mentos em Direitos Humanos, o Executivo pretende reforçar as bases da democracia, a inclusão política e o diálogo social participat­ivo, fortalecer a sociedade e as suas organizaçõ­es.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola