Jornal de Angola

Estudantes provocam incêndios em liceus

-

provocaram ontem perturbaçõ­es em diversos liceus em França e, pelo menos, um deles foi incendiado, no segundo dia de protestos estudantis despertado­s pelo movimento dos “coletes amarelos”, disseram fontes citadas pela AFP.

As manifestaç­ões dos estudantes contestam as reformas do exame de final do secundário (bac) e do liceu, a plataforma de acesso ao ensino superior Parcoursup e a criação do serviço nacional universal (SNU, um serviço cívico obrigatóri­o de um mês aos 16 anos).

Até ontem, os apelos à mobilizaçã­o tinham tido pouco eco, mas a tendência inverteuse na segunda-feira, na sequência das manifestaç­ões dos “coletes amarelos”, que têm mobilizado centenas de milhares de pessoas em França contra os aumentos de impostos.

O átrio de um liceu de Blagnac, em Toulouse, foi ontem de manhã completame­nte destruído pelo fogo, num incêndio provocado pelos estudantes em protesto. Outros incêndios ocorreram junto a outros estabeleci­mentos escolares e um jovem manifestan­te ficou gravemente ferido pelas chamas, segundo um comunicado conjunto do prefeito do departamen­to, Etienne Guyot, e a reitora da academia de Toulouse, Anne Bisagni-Faure, citado pela AFP.

Segundo a agência Associated Press, também na escola Victor Hugo, em Marselha, os estudantes atearam fogos junto às instalaçõe­s da escola, levando a Polícia a intervir com recurso a gás lacrimogén­eo.

Em Seine-Saint-Denis, 21 liceus e três colégios foram afectados pelas perturbaçõ­es, que atingiram ainda 15 liceus em Val-d'Oise, onde foram queimados contentore­s de lixo e carrinhos de supermerca­do.

Liceus parcialmen­te bloqueados em Valde-Marne e viaturas incendiada­s foram outros incidentes.

Na segunda-feira, 188 liceus foram afectados pelos incidentes, segundo disse o ministro do Interior, Christophe Castaner.

Toulouse, Versailles e Créteil foram algumas das regiões mais afectadas, segundo o Ministério da Educação.

 ??  ?? Estudantes do ensino secundário
Estudantes do ensino secundário

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola