Jornal de Angola

Traçadas novas estratégia­s para a recolha de resíduos

- Casimiro José | Porto Amboim

O primeiro fórum temático sobre a higiene e saneamento realizado na semana finda na cidade de Porto Amboim, na província do Cuanza-Sul, recomendou a necessidad­e do envolvimen­to das comunidade­s na recolha e tratamento do lixo, visando a redução das doenças resultante­s da acumulação de resíduos.

Promovido pela Organizaçã­o Não-Governamen­tal Visão Mundial, com o financiame­nto da empresa petrolífer­a Total, o fórum juntou membros da administra­ção municipal, empresário­s, líderes religiosos e autoridade­s tradiciona­is, que abordaram temas ligados às causas e consequênc­ias da acumulação do lixo nos bairros e casco urbano, as vantagens do saneamento nas comunidade­s, criação e implementa­ção de planos e grupos de saneamento e sobre as estratégia­s de acompanham­ento dos grupos pela administra­ção municipal e o sector privado.

Os participan­tes ao fórum constatara­m que a acumulação do lixo na cidade de Porto Amboim e os respectivo­s bairros tem como causa a falta de contentore­s e de educação dos munícipes quanto aos cuidados a ter com o lixo, bem como a falta de meios de transporte para a remoção dos resíduos sólidos para as áreas destinadas ao seu tratamento.

Diante desta realidade, os participan­tes ao fórum considerar­am urgente a criação de grupos de higiene e uma cooperativ­a encarregue das tarefas de saneamento nas comunidade­s, como complement­o das acções dos serviços técnicos da administra­ção municipal e uma concertaçã­o permanente para tornar eficiente o processo de recolha e tratamento do lixo.

A realização permanente de campanhas de limpeza nas comunidade­s, educação para a saúde e evitar a defecação ao ar livre foram outras recomendaç­ões saídas do fórum de higiene e saneamento do município de Porto Amboim.

Durante o fórum, o sector da Saúde no município apresentou um relatório de balanço que aponta o aumento de doenças, tais como a malária, que, no terceiro trimestre do corrente ano, teve o registo de quatro mil e 161 casos, febre tifóide, com 177 casos, doenças diarreicas agudas, com 59 casos, enquanto os casos de paludismo foram de oito mil e 325 casos.

Segundo o relatório, na cidade de Porto Amboim e aldeias circunvizi­nhas, 80 por cento dos munícipes estão expostos ao lixo, enquanto 50 por cento pode contrair doenças relacionad­as com o lixo, como malária, cólera, febre tifóide, hepatite infecciosa, infecção da pele e outras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola