Jornal de Angola

Uíge vai cultivar mais de 100 mil toneladas

- Joaquim Júnior / Alto Cauale

As cooperativ­as agrícolas e as famílias camponesas do município de Alto-Cauale, província do Uíge, que participam na presente campanha agrícola, prevêem produzir mais de 100 mil toneladas de produtos diversos, informou, ontem, ao Jornal de Angola o director municipal do Instituto de Desenvolvi­mento Agrário (IDA).

Armando da Cunha disse que foram preparados, para a época agrícola de 2018/19, 17. 780 hectares cujo cultivo está a ser feito anualmente e de forma mecanizada. “Na época passada, contámos com a participaç­ão de 10.045 45 famílias, que produziram 75.337 toneladas de produtos. Nesta, apesar de estarem envolvidas apenas 11 . 117 famílias, prevemos colher um número maior de produtos, portanto, acima das 100 mil toneladas”, adiantou.

O município do Alto Cauale conta nesta campanha com 88 associaçõe­s de camponeses que estão a desbravar a terra manualment­e, devido a escassez de máquinas. Esta colectivid­ade vai produzir mandioca, feijão, amendoim, ba-tata rena e doce, banana, cana-de-açúcar, milho, diversidad­e de hortaliças e mel em pe-quena escala.

Armando da Cunha defende a reactivaçã­o das escolas agrícolas na província para a capacitaçã­o dos produtores do município no combate às pragas que, em algumas épocas, assolam várias culturas, bem como para estarem melhor preparados para o cultivo e a gestão da produção. “As escolas agrícolas constituem uma mais- valia para os camponeses em termos gerais”, disse.

 ?? JOAQUIM JÚNIOR | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Uíge é um dos grandes pólos do país de produção de ananás
JOAQUIM JÚNIOR | EDIÇÕES NOVEMBRO Uíge é um dos grandes pólos do país de produção de ananás

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola