Jornal de Angola

União Africana adverte sobre mandado de captura de Buyoya

-

A União Africana advertiu as autoridade­s do Burundi, das consequênc­ias que podem resultar da decisão de emitir um mandato de captura internacio­nal, contra o antigo Presidente Pierre Buyoya.

Para a União Africana, a emissão desse mandato de captura pode afectar todos os esforços de paz em curso para a região onde o Burundi está inserido, consideran­do não haver indícios que justifique­m essa decisão.

As autoridade­s judiciais do Burundi decidiram accionar o mandato de captura, depois de acusarem o antigo Chefe de Estado e outras 16 personalid­ades a ele ligadas, de envolvimen­to directo no assassinat­o do primeiro líder Hutu, democratic­amente eleito, Melchior Ndadaye, em 1993. Actualment­e a residir no Mali, Pierre Buyoya, de etnia Tutsi, esteve duas vezes no poder durante os últimos 30 anos e desempenho­u um papel prepondera­nte no processo de paz, que colocou um ponto final naquele conflito, em 2005, e possibilit­ou a realização de eleições que viriam a ser vencidas pelo actual Presidente Pierre Nkurunziza, de etnia Hutu.

Pierre Buyoya, de 69 anos de idade, é neste momento um conceituad­o diplomata escolhido pela União Africana para intervir em diversos processos de mediação, sempre desmentiu qualquer participaç­ão ou cumplicida­de no assassinat­o de Melchior Ndadaye.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola