Jornal de Angola

Líder da segunda geração dourada

-

O inegável talento demonstrad­o no clube fez Luka Modric estrear-se pela selecção A da Croácia com apenas 20 anos, num particular com a Argentina, em Março de 2006, a tempo ainda de integrar o lote de 23 convocados para o Mundial desse ano, onde fez dois jogos como substituto. Saiu da Alemanha, palco da competição, identifica­do como o líder de uma segunda geração dourada que haveria de emergir na Croácia, que, até ali, celebrara os feitos da geração de Prosinecki, Boban e Suker, nos primeiros anos pós-Independên­cia, sobretudo o então histórico terceiro lugar no Mundial de 1998.

Modric confirmou-se nos anos seguintes como o génio maior da nova geração de talentos croatas e saltou do Dínamo para o Tottenham, em 2008, e de Londres para o Real Madrid, em 2012. No clubes espanhol, ao lado de Cristiano Ronaldo até ao último Verão, ganhou quatro Ligas dos Campeões, três Supertaças Europeias, três Mundiais de Clubes, uma Liga espanhola, uma Taça do Rei e duas Supertaças de Espanha.

Mas para esta Bola de Ouro terá contribuíd­o, sobretudo, o feito obtido com a selecção, no último Mundial da Rússia, onde a Croácia chegou, pela primeira vez, à final. E Modric foi eleito o Melhor Jogador da competição, oferecendo, assim, a alternativ­a perfeita ao duopólio Ronaldo-Messi que dominou estes prémios na última década.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola