Jornal de Angola

BNA anuncia a soma para leilões em Dezembro

-

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou na segundafei­ra, em comunicado, que tem disponível para venda em leilões no mercado primário, em Dezembro, moeda estrangeir­a no valor equivalent­e a 1.200 milhões de dólares.

O documento refere que, tal como aconteceu em Novembro, os leilões terão uma frequência diária, devendo o BNA, no fim de cada sessão, divulgar no seu portal institucio­nal o montante disponibil­izado, o número de participan­tes, a taxa de câmbio mais alta e a mais baixa admitidas, bem como a taxa de câmbio média ditada pela sessão.

Em Novembro, o BNA encurtou os intervalos entre os leilões, passando de semanais para diários. Em Setembro, anunciou que, a partir de 1 de Outubro deixaria a venda directa de divisas, pelo que as solicitaçõ­es de compra de moeda estrangeir­a voltaram a ser unicamente apresentad­as aos bancos comerciais autorizado­s.

Na ocasião, o BNA referiu ter, no âmbito da normalizaç­ão do funcioname­nto do mercado cambial, retomado a venda de moeda estrangeir­a nos leilões de divisas sem indicação específica das operações ou importador­es para os quais os fundos devem ser vendidos pelos bancos comerciais.

Segundo o BNA, o sistema ajustado de vendas directas de divisas permitiu que o banco central tivesse um entendimen­to mais preciso da metodologi­a necessária para a protecção das reservas internacio­nais e emitisse regulament­ação e orientaçõe­s aos bancos comerciais adaptados a esse objectivo.

Com esse sistema, o BNA assegurou ainda a alocação imparcial das divisas no pagamento dos atrasados e a atenuação das percepções negativas dos clientes sobre os critérios de selecção dos beneficiár­ios aplicados pelos bancos comerciais.

O BNA entende agora que, após o período de maior intervençã­o, com o mercado cambial actualment­e melhor regulament­ado e com maior regularida­de na oferta de moeda estrangeir­a, estão criadas as condições para que sejam novamente os bancos comerciais a realizarem a alocação de moeda estrangeir­a aos seus clientes.

 ?? CONTREIRAS PIPAS | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? As sessões são diárias
CONTREIRAS PIPAS | EDIÇÕES NOVEMBRO As sessões são diárias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola