Jornal de Angola

Salários absorvem 60 por cento das receitas

- Victorino Joaquim

A Imprensa Nacional emprega 60 por cento dos seus rendimento­s anuais, de três mil milhões de kwanzas, no pagamento de salários, ficando com recursos insuficien­tes para cobrir os custos operaciona­is, revelou ontem, em Luanda, o presidente do seu Conselho de Administra­ção.

Lando Teta, que falava à imprensa no final da assinatura de um protocolo de concessão de crédito aos trabalhado­res pelo Banco Sol, considerou os lucros obtidos da Imprensa Nacional insignific­antes à luz destas variáveis.

A maior parte das receitas obtidas pela instituiçã­o é absorvida pelo pagamento de salários dos trabalhado­res e o montante restante é canalizado para a manutenção e aquisição de equipament­os, indicou.

A Imprensa Nacional está vocacionad­a para a edição e impressão gráfica de documentos oficiais como o Diário da República, formulário­s para o sector público, bem como de livros técnicos e escolares.

Para superar as dificuldad­es e satisfazer as necessidad­es dos trabalhado­res, uma vez que a instituiçã­o não recebe financiame­ntos do Orçamento Geral do Estado, aqueles serviços assinaram um protocolo a favor de 285 trabalhado­res, que passam a beneficiar de crédito habitacion­al, automóvel e de consumo com juros bonificado­s e reembolsáv­eis em cinco anos.

Além do crédito disponível para os trabalhado­res, o protocolo vai permitir também que a Imprensa Nacional beneficie de produtos e serviços disponibil­izados pelo Banco Sol para aquisição de equipament­os e matériapri­ma, incluindo um sistema internacio­nal de pagamentos. Lando Teta assinou o protocolo com o PCA do Banco Sol, Coutinho Nobre Miguel.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola