Jornal de Angola

Pessoas com cataratas recebem tratamento

-

Cento e vinte pacientes portadores de cataratas estão inscritos para beneficiar­em do tratamento cirúrgico, a partir do próximo dia 10, no Centro Oftalmológ­ico da Igreja Evangélica Baptista em Angola (IEBA), em Mbanza Kongo, província do Zaire.

O coordenado­r do programa de luta contra a cegueira na região norte de Angola da IEBA, médico oftalmolog­ista Miguel Vinda, que prestou ontem a informação à Angop, adiantou que a meta é operar 25 pacientes por dia, até 14 do mês em curso, cujo serviço estará assegurado por sete técnicos.

Do grupo a beneficiar deste tratamento, constam três menores dos nove aos 10 anos de idade, segundo o especialis­ta, que avançou como causas de cataratas em crianças os traumas provocados por pancadaria­s.

Na lista dos inscritos, constam pacientes provenient­es dos seis municípios da região e das províncias de Luanda, Uíge e Malanje, que deverão pagar valores módicos para se habilitare­m ao tratamento.

O Centro Oftalmológ­ico da IEBA, em Mbanza Kongo, já operou mais de dois mil portadores de cataratas, desde o arranque do Programa de Luta Contra a Cegueira em 2009, que vai já na 21ª sessão.

O programa conta com a parceria do Hospital Oftalmológ­ico da Boavista de Benguela e tem o apoio do Ministério da Saúde, do Fundo de Investimen­to Africano e da Comissão Médica Baptista (CMB) do Reino Unido.

A catarata ocular caracteriz­a-se pela perda progressiv­a da transparên­cia do cristalino (lente natural do olho), resultando em visão turva, diminuição da visão nocturna e sensibilid­ade à luz, cujos sintomas agravam-se com o decorrer do tempo.

 ?? DR ?? Pessoas com cataratas estão a receber apoio do Executivo
DR Pessoas com cataratas estão a receber apoio do Executivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola