Jornal de Angola

Lixo no bairro Chicala começou a ser retirado

- Manuela Gomes

A limpeza da praia da Chicala II, Ilha do Cabo, em Luanda, começou na terça-feira, com a remoção de uma enorme quantidade de lixo que flutua ao longo de uma extensa área marítima, como havia sido mencionado pelo Jornal de Angola no mesmo dia.

O trabalho é realizado por trabalhado­res da empresa Queirós Galvão e da Administra­ção do Bairro da Kinanga e vai decorrer durante toda esta semana.

O administra­dor da Kinanga, Belarmino Lopes, disse ao Jornal de Angola que a administra­ção tem feito limpeza na praia da Chicala II, em parceria com a Unidade Técnica da Administra­ção do Distrito Urbano da Ingombota.Ultimament­e, acrescento­u o administra­dor, a actividade já não tem sido feita regularmen­te devido a “algumas dificuldad­es”, que não mencionou.

Belarmino Lopes lembrou que a presença de lixo à beira das praias é “uma constante”, daí ter admitido que, mesmo que se limpe hoje, no dia seguinte vai ter outra vez acumulação de resíduos sólidos.

O responsáve­l afirmou que o lixo que flutua no mar, na Chicala II, é oriundo de outros pontos da cidade e é arrastado pela correnteza das águas. Além disso, a construção desordenad­a de casas veio piorar o problema por estreitar a zona, impedindo o escoamento das águas.

Belarmino Lopes reafirmou que a maior parte do lixo não é produzida na zona, mas reconheceu que “os próprios moradores da Chicala I e II em nada contribuem para manter o local limpo”. Os moradores, denunciou o administra­dor, atiram para a água qualquer objecto, com maior frequência plásticos.

O administra­dor da Kinanga lamentou não haver em muitas pessoas orientação ou “bons hábitos” relativos à sanidade do meio. No seu entender, o cidadão que não contribui para a boa convivênci­a em sociedade deve ser penalizado.

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Lixo que flutuava no mar vem de outros pontos da cidade
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Lixo que flutuava no mar vem de outros pontos da cidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola