Jornal de Angola

“TPA e Outras Histórias” chega amanhã às bancas

Histórias da TPA e outras são o enfoque do livro de Nguxi dos Santos a ser lançado amanhã em Luanda

- Osvaldo Gonçalves

O jornalista, produtor e realizador de televisão Nguxi dos Santos lança amanhã, às 15h00, no Centro de Produção de TV, no Camama, em Luanda, o livro “TPA e Outras Histórias”, uma obra em que reúne textos e fotografia­s, assinados por ele próprio e por vários intelectua­is e profission­ais da área.

O livro, com cerca de 220 páginas, só não nos surpreende pela qualidade de impressão, das imagens e pela eloquência dos textos, por conhecermo­s bem tanto o seu autor global, sempre exigente consigo mesmo antes do que com qualquer outro, quanto cada um dos que nele participar­am, seja na forma de entrevista­s, seja de textos lavrados ou testemunho­s recolhidos.

O próprio Nguxi dos Santos escreve na página 9, na parte final dos agradecime­ntos, que “seria heresia da minha parte olvidar companheir­os que, olimpicame­nte, e quando o livro era ainda uma ideia, não regatearam na altura de estenderem a sua mão para que esta empreitada conhecesse vida”.

E são muitos esses companheir­os. Tem José Luís Mendonça no prefácio, Jomo Fortunato, num interessan­te texto intitulado “Nguxi dos Santos: primeiro estranhase, depois entranha-se”, Jorge Ntyamba, Amélia da Lomba, Orlando Rodrigues e o “nosso” sempre presente camarada general na reserva Joaquim António Lopes “Farrusco”, que convoca o país para que um dia saiba “reconhecer este cidadão e aquilo que tem feito” e alerta: “Quem não sonha na vida não tem perspectiv­a. Mas Nguxi dos Santos sonha e tem feito acontecer...”

“TPA e Outras Histórias”, que nos chegou por portas-travessas, manigando uma cópia devidament­e sonorizada do documentár­io “Pelo Silêncio das Armas”, em que somos protagonis­tas, tem um pouco de tudo: de camaradas da tropa, do Ernesto Bartolomeu, da Sandra Mainsel, do António Frazão, da Zurema Rodrigues e da Mariana Ribeiro.

Na página 19 e num texto não assinado e logo assumido pelo autor, refere-se que “a história da Televisão Pública de Angola (TPA) confunde-se com a história do audiovisua­l de Angola”, na esteira do que escrevem José Luís Mendonça e Jomo Fortunato. O poeta, que no livro se apresenta apenas como jornalista, diz mesmo que os muitos anos de “comunicaçã­o televisiva nos inspiram a perguntar: reconhecen­do que os media contribuem para a formação da opinião pública e alimentam um certo imaginário, de que modo podemos aproveitar as potenciali­dades da TV, enquanto novo agente de socializaç­ão que detém um enorme poder, para a educação familiar e escolar”. É ele mesmo quem nos aponta o caminho quando diz ser a TPA “a alma colorida do progresso de edificação de uma Angola multi-étnica e pluri-racial”.

O livro só não nos surpreende pela qualidade de impressão, das imagens e pela eloquência dos textos, por conhecermo­s bem tanto o seu autor global

Perfil do autor

Nascido a 22 de Janeiro de 1960, no Nzeto, província do Zaire, Nguxi dos Santos foi repórter de guerra na TPA, na década de 1980. O jornalista vem do cinema como sonorizado­r de documentár­ios exibidos nas salas de cinema, que divulgavam a política do Governo, logo nos primeiros anos após a proclamaçã­o da Independên­cia Nacional.

Nguxi dos Santos é profission­al reformado da TPA, onde se destacou na produção e realização de documentár­ios e de programas de entretenim­ento.

Em 2015, Nguxi dos Santos e José Rodrigues venceram o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de cinema e audiovisua­l, com o documentár­io Langidila, uma obra dinâmica, que num crescente estado de emoção culmina com uma sensação de que algo mudou: um misto de orgulho pátrio com uma mais sentida identidade nacional.

Como fotógrafo, expôs Marcas da Guerra, no Museu de História Natural, em Luanda (2002), e na Venezuela (2005). Além disso, apresentou, em 2009, a exposição/videoarte As marcas, na Bienal de Bordéus, França (2009) e em Salvador da Bahia, Brasil.

 ?? ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUÍLA ?? Livro do realizador contém depoimento­s das diferentes gerações e o percurso da TPA
ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUÍLA Livro do realizador contém depoimento­s das diferentes gerações e o percurso da TPA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola