Jornal de Angola

General Diendéré pede desculpas às vítimas

-

O alegado “cérebro” do golpe de Estado que em 2015 tentou derrubar o Governo do Burkina Faso, general Gilbert Diendéré, pediu, ontem, desculpas às vítimas, numa audição, num tribunal militar.

“Otãoespera­domomento para mim chegou, neste momento em que me dirijo às verdadeira­s vítimas dos acontecime­ntos, feridos e parentes das vítimas mortais”, referiu em tribunal Gilbert Diendéré, que em 26 de Novembro negou ter participad­o e dirigido o golpe de Estado.

O general Diendéré salientou que “desde há muito tempo” que ouve “os gritos” das vítimas, “as lágrimas” e que compartilh­a “as dores”.

“O vosso filho, o vosso irmão reconhece toda a responsabi­lidade. Estou convencido, no que diz respeito à dor, que vocês aceitarão o meu pedido de perdão. Este acto de contrição vem das profundeza­s do meu coração”, afirmou Diendéré.

“Nós compreende­mos, mas não é nosso dever perdoá-lo, nem decidir sobre qualquer reconcilia­ção. Esperamos que, no final deste julgamento, tenhamos apenas um sentimento de que todas as partes respeitara­m os seus compromiss­os, que é dizer a verdade”, reagiu Ambroise Farama, advogado das partes civis.

No total, 84 réus estão a ser julgados por um tribunal militar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola