Jornal de Angola

Dois dias, dezassete acordos

-

O Presidente da República Popular da China considerou ontem que a reunião com António Costa foi “amistosa e proveitosa”, numa referência aos 17 acordos para a cooperação que foram assinados.

Com os vários “consensos” em plano de fundo, Xi Jinping voltou a afirmar – à imagem do que já tinha feito ontem, no primeiro dia da visita a Portugal, ao lado do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa – que as relações entre os dois países “se encontram no seu melhor momento histórico”. No segundo e último dia da visita a Portugal, o líder chinês lembrou igualmente o 40º aniversári­o desde o estabeleci­mento das relações bilaterais e a importânci­a de expandir as áreas de colaboraçã­o entre os países. Palavras fortes de Xi Jinping, que mostrou a vontade de “elevar incessante­mente o nível de confiança mútua” e fomentar “ganhos partilhado­s” entre os países. O Presidente chinês enfatizou a ideia da colaboraçã­o portuguesa na iniciativa chinesa “Uma Faixa, Uma Rota” e prometeu empenharse no reforço do “multilater­alismo e do livre comércio”.

A visita a Portugal aconteceu na fase final de um périplo por vários países, e isso mesmo foi destacado por Xi Jinping. “Portugal é a minha última paragem desta visita à Europa, América Latina e Caraíbas, e a participaç­ão na cimeira do G20 em Buenos Aires. Senti as aspirações e expectativ­as dos povos de todos os países de paz e estabilida­de mundiais”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola