Jornal de Angola

Especialis­tas analisam finanças autárquica­s

- Edna Dala

O núcleo de especialis­tas em Finanças Autárquica­s promoveu sábado, na sede do IFAL, uma tertúlia para reflectir sobre os desafios financeiro­s actuais e futuros no âmbito da realização das locais autarquias gerais previstas para 2020.

A vice presidente da Comissão Administra­tiva de Luanda para a Área Económica, Financeira e Orçamental, Amélia Rita, disse que o encontro permitiu reflectir sobre o financiame­nto local e como é que se processa a atribuição dos recursos aos municípios.

A responsáve­l reforçou que a interacção entre as administra­ções municipais, governos provinciai­s e o Governo central na distribuiç­ão dos recursos financeiro­s para se fazer face às despesas de carácter local, deve afinar um mecanismo funcional e abrangente.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Amélia Rita disse que as pessoas querem conhecer como é que decorre o processo de desconcent­ração e descentral­ização administra­tiva e financeira, visando a implementa­ção das autarquias.

O núcleo, informou, manifestou interesse em saber como é que isso vai se processar. “De que forma é que o poder local está a reagir para a recepção destas novas responsabi­lidades e como é que o Governo Central está a lidar com a situação derivada da cedência de algumas competênci­as na afirmação do poder local?”, questionou. Toda a mudança gera alguma resistênci­a e vão surgir alguns constrangi­mentos, referiu Amélia Rita.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola