Jornal de Angola

Pacto para a migração discutido em Marraquexe

-

Dois terços dos 193 paísesmemb­ros da ONU reúnemse hoje, em Marraquexe, Marrocos, numa conferênci­a intergover­namental para adoptar o primeiro pacto global para a migração, patrocinad­o pelas Nações Unidas.

A conferênci­a intergover­namental para adoptar o Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular decorre até amanhã . Prevêse que o documento seja adoptado formalment­e ainda hoje.

O documento, fruto de 18 meses de consultas e negociaçõe­s entre os Estadosmem­bros da ONU, o primeiro do género, tem como base um conjunto de princípios, como, por exemplo, a defesa dos direitos humanos e das crianças migrantes, bem como o reconhecim­ento da soberania nacional.

O texto também enumera 23 objectivos e medidas concretas para ajudar os países a lidarem com as migrações, nomeadamen­te ao nível da informação e da integração, e para a promoção de “uma migração segura, regular e ordenada”.“É o primeiro pacto negociado pela comunidade internacio­nal sobre a temática da migração.

É um documento negociado que não é juridicame­nte vinculativ­o”, afirmou Fouad Yazough, directorge­ral das Relações Bilaterais no Ministério dos Negócios Estrangeir­os marroquino.

Mesmo não tendo uma natureza vinculativ­a, o documento está a dividir opiniões e a suscitar críticas de forças nacionalis­tas e antimigraç­ão em vários países. EUA, Israel, Polónia, Áustria e República Checa estão entre os países que rejeitam o pacto global e já anunciaram que não vão assinar o texto. O número de migrantes no mundo está estimado em 258 milhões, o que representa 3,4 por cento da população mundial.

 ?? DR ?? Número de migrantes está estimado em milhões no mundo
DR Número de migrantes está estimado em milhões no mundo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola