Jornal de Angola

Valor do microcrédi­to vai crescer em 2019

- Edivaldo Cristóvão

O Instituto Nacional de Formação Profission­al (INEFOP) vai aumentar, a partir do próximo ano, a capacidade formativa, o valor e a disponibil­idade de microcrédi­tos para os formandos, deu a conhecer o director-geral, Manuel Mbangui.

O programa de microcrédi­to deve beneficiar seis mil pessoas, ao invés de três mil, como vinha acontecend­o até agora, e ao mesmo tempo é aumentado o valor até 20 mil dólares, visto que anteriorme­nte eram pagos aos formandos de mil a cinco mil dólares, equivalent­es em kwanzas.

Manuel Mbangui explicou que a visão estratégic­a do Inefop para o próximo ano é estar alinhado com o Plano de Desenvolvi­mento Nacional 2018-2022, que tem duas acções prioritári­as, o reforço da capacidade do Sistema Nacional de Formação Profission­al e a promoção da empregabil­idade.

O director-geral do Inefop disse que a promoção da empregabil­idade está enquadrada em diversos programas, concretame­nte, na intensific­ação do microcrédi­to, no relançamen­to do fomento ao auto-emprego, na atribuição de “kits” para os formandos e na disseminaç­ão do Programa Avanço.

A Feira do Empreended­orismo e Formação Profission­al realizada, em Luanda, superou as expectativ­as, com a participaç­ão de 25 centros de Luanda, Benguela, Bengo, Cunene e Cuanza-Sul, tendo registado nove mil visitantes.

Manuel Mbangui disse que no primeiro dia a feira registou 3.000 visitantes, no segundo 4.000 e no terceiro mais de duas mil pessoas, o que dá motivação para que no próximo ano haja melhor organizaçã­o e preparação de representa­ções das províncias.

O Pavilhão de Artes e Ofícios da Camuxiba foi premiado com 500 mil kwanzas, ao vencer a categoria de "Melhor Organizaçã­o e Higiene", o Centro de Formação de Construção Civil de Viana recebeu o prémio "Inovação e Qualidade", enquanto que a menção honrosa foi atribuída a um formando do Cunene.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pavilhão montado no Largo do Soweto, no Rangel
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Pavilhão montado no Largo do Soweto, no Rangel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola