Jornal de Angola

Aprimorame­nto de rotinas tácticas atarefa Guerreiros

Numa semana de dez sessões de treinos programada­s Selecção Nacional estará três vezes ao ginásio para elevar os índices de força explosiva dos jogadores

-

Há precisamen­te um mês da sua estreia na 26ª edição do Campeonato do Mundo, que se realiza na Alemanha e na Dinamarca, a Selecção Nacional sénior masculina de andebol volta esta manhã ao ginásio, para treinar a força específica, sob orientação do preparador físico Fábio Rebelo de Sousa.

No período da tarde, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, Filipe Cruz e José Nóbrega dirigem uma sessão virada especifica­mente para a optimizaçã­o das rotinas de defesa, com destaque para o sistema 5:1, principal opção do “sete” nacional que poderá alternar ainda para as defesas 6:0 e 3:2:1.

Numa semana com 10 sessões de treinos programada­s, os Guerreiros estarão 3 vezes no ginásio, hoje, quarta e sexta de manhã, com o objectivo de elevar os índices de força explosiva, ficando preparados para as altas exigências físicas da prova. As outras sete sessões, nos pavilhões principal e anexo da Cidadela, vão acentuar a coesão entre jogadores, nos procedimen­tos tácticos de ataque e de defesa.

Sem querer deixar nada ao sabor do acaso, os técnicos vão insistir na coordenaçã­o de procedimen­tos entre os guarda-redes e os defensores, nas acções de blocos defensivos. As trocas, compensaçõ­es e ajudas defensivas estão também entre as prioridade­s, no plano semanal de treino, como forma de tornar a defesa da Selecção Nacional muito agressiva e pressionan­te, sem perder a consistênc­ia. No ataque, os Guerreiros vão treinar, sobretudo as “tomadas de decisão”, com a equipa técnica a colocar os jogadores perante situações típicas de jogo, onde os mesmos deverão escolher as melhores opções, sempre a um ritmo elevado.

O selecciona­dor nacional, Filipe Cruz, explicou ao Jornal de Angola que a motivação da equipa técnica e jogadores é alta, porque “os objectivos são muito desafiante­s, e isso nos obriga a desafiar os nossos próprios limites”.

Angola disputa a primeira fase do Mundial em Copenhaga, capital da Dinamarca, sede do grupo D. O Royal Arena, com capacidade para acolher 12.500 espectador­es, será o palco dos jogos da série. Herning, é a segunda localidade dinamarque­sa a albergar a prova, a par de quatro cidades alemãs: Munique, Colónia, Berlim e Hamburgo.

No grupo preliminar D competem com Angola, as selecções do Qatar, Hungria, Argentina, Suécia e Egipto. Um total de vinte e quatro selecções nacionais disputam a prova, com a França, detentora do título, à cabeça do grupo A (com sede em Berlim), ao lado da Rússia, Alemanha, Sérvia, Brasil e Coreia do Sul.

Actual campeã europeia, a Espanha encabeça a série B, em Munique, a par da Croácia, Macedónia, Islândia, Bahrein e Japão. A Dinamarca, co-anfitriã, joga a primeira etapa da prova em Herning, no grupo C, com a Noruega, Áustria, Tunísia, Chile e Arábia Saudita.

O combinado nacional ficará alojado no luxuoso hotel Scandic Sydhavnen, na capital dinamarque­sa, estreando-se a 11 de Janeiro, às 15h30, no Royal Arena, diante do Qatar. Segue-se a Hungria, às 18h00, no dia 13. Vinte e quatro horas depois, os Guerreiros defrontam a Suécia, antes da segunda pausa na prova. Nas duas últimas jornadas da fase preliminar, Angola terá como oponentes a Argentina, a 16, e o Egipto a 17 de Janeiro.

Trabalham às ordens do selecciona­dor Filipe Cruz os seguintes andebolist­as : Giovany Muachissen­gue, Custódio Gouveia e Edmilson Gonçalves (guarda-redes), Adilson Maneco, Elsemar Pedro, Otoniel Pascoal e Cláudio Chicola (pontas), Agnelo Quitongo, Aguinaldo Tati e Gabriel Teca (pivôs) e Adelino Pestana, Cláudio Lopes, Declerk Sibo, Manuel Nascimento, Romé Hebo, Francisco Almeida e Edvaldo Ferreira “Moreno” (meiadistân­cias).

As trocas, compensaçõ­es e ajudas defensivas estão também entre as prioridade­s, no plano semanal de treino, como forma de tornar a defesa da Selecção Nacional muito agressiva e pressionan­te

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Sessões de treino são alternadas entre os pavilhões principal e anexo da Cidadela e o ginásio
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Sessões de treino são alternadas entre os pavilhões principal e anexo da Cidadela e o ginásio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola