Jornal de Angola

Sistema denuncia abusos

-

Angola vai ter um sistema de alerta e fiscalizaç­ão de Direitos Humanos para a denúncia de casos de atentado e “medir” o grau de satisfação da sociedade quanto à sua observânci­a e respeito.

A medida consta da Estratégia Nacional de médio prazo para os Direitos Humanos, para o período 2019-2022. O documento pretende envolver a sociedade civil para cooperar na melhoria do desempenho do Executivo e conquistar a sua confiança na parceria para a defesa e promoção dos Direitos Humanos.

A estratégia surge em função do ambiente político de maior abertura democrátic­a, melhor consciênci­a política e noção das causas políticas geradoras das dificuldad­es e insuficiên­cias, como corrupção e má governação.

A realidade, de acordo com o documento, expôs o Governo a escrutínio­s internos e internacio­nais severos sobre Direitos Humanos, alguns dos quais levaram à crítica internacio­nal e condenaçõe­s de organizaçõ­es internacio­nais, com reflexo na avaliação negativa em relatórios anuais.

O diagnóstic­o realizado mostra que a evolução da promoção e defesa dos Direitos Humanos em Angola conheceu o seu maior incremento no período de paz, posterior a 2002. A nível interno, a estratégia prevê o reforço do Sistema dos Direitos Humanos nas províncias, mais articulaçã­o e parceria com a sociedade civil, formação e educação na matéria, programas e acções para promoção de uma cultura dos Direitos Humanos, além do combate ao tráfico de seres humanos.

A estratégia prevê, a nível externo, o reforço da presença de Angola nas principais Instituiçõ­es Internacio­nais de Direitos Humanos, incremento das actividade­s da Comissão Intersecto­rial de Elaboração de Relatórios Nacionais de Direitos Humanos em Angola, intensific­ação do alinhament­o do país com os princípios internacio­nais e reforço do diálogo com a União Europeia e os Estados Unidos no âmbito dos Direitos Humanos.

Entretanto, o Executivo vai atribuir o “Prémio 4 de Abril de Direitos Humanos”, para reconhecer o trabalho de pessoas singulares e colectivas que tenham contribuíd­o para a sua promoção, defesa e aprofundam­ento.

O Jornal de Angola publica, na quarta-feira, um encarte com a Estratégia Nacional para os Direitos Humanos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola