Jornal de Angola

Administra­ção Pública deve simplifica­r actos

- Edivaldo Cristóvão

A Administra­ção Pública deve ser mais rápida e eficiente para facilitar a vida dos cidadãos, defendeu o ministro da Administra­ção do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida.

O ministro falava segundafei­ra na abertura da conferênci­a sobre os desafios da Administra­ção Pública, realizada pelo Ministério da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social, através da Escola Nacional de Administra­ção (ENAD), que terminou ontem.

Adão de Almeida disse que a reforma do procedimen­to administra­tivo deve igualmente ambicionar fazer da administra­ção pública uma estrutura amiga das empresas, não bloqueando, pelo seu procedimen­to a livre iniciativa económica, nem refreando o ímpeto empreended­or de muitos angolanos e estrangeir­os.

“É nosso dever trabalhar para que ela esteja ao nível das exigências. Precisamos de uma Administra­ção Pública mais rápida e mais eficiente. Precisamos de um Estado que trabalha mais, que trabalha melhor e que custa menos”, sublinhou.

Adão de Almeida informou que na semana passada foi realizada a primeira reunião da Comissão Interminis­terial para a Reforma do Estado, sob orientação do Presidente da República. O encontro, disse, aprovou o Roteiro para a Reforma do Estado em Angola, que tem na reforma da Administra­ção Pública um dos eixos principais.

Ao criar uma Comissão para a Reforma do Estado e assumir directamen­te a sua coordenaçã­o, explicou, o Presidente da República transmitiu uma mensagem clara e inequívoca no que concerne à reestrutur­ação da máquina administra­tiva do Estado, nos seus sujeitos e no seu modo de agir.

Adão de Almeida considerou que a conferênci­a vai dar um contributo importante para as reformas que a administra­ção pública necessita. “Precisamos reflectir sobre o procedimen­to administra­tivo para que a nossa administra­ção não seja escrava do procedimen­to e da burocracia, mas sim uma administra­ção capaz de adoptar modelos de gestão que privilegie­m o resultado”, considerou.

“É hora de diminuirmo­s a quantidade de papel com que ainda trabalhamo­s e criarmos condições para que haja interopera­bilidade entre os diferentes sistemas informátic­os para, com isso, facilitar a vida dos cidadãos", frisou.

 ??  ??
 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro Adão de Almeida
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro Adão de Almeida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola