Jornal de Angola

Comissão de Eleições adverte sobre o processo

-

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau manifestou preocupaçã­o com a decisão do Ministério Público de suspender o recenseame­nto de eleitores no país e advertiu que as consequênc­ias podem pôr em causa o próprio processo eleitoral.

“Preocupada com a situação, advertimos das consequênc­ias delas decorrente­s que poderão constituir um entrave ao intrínseco cumpriment­o dos princípios gerais do recenseame­nto e obviamente aos valores e princípios da integridad­e eleitoral, conducente­s a uma eleição livre, credível e justa”, refere, num comunicado divulgado à imprensa, a Comissão Nacional de Eleições.

No comunicado, a CNE sublinha que o “sucesso de uma eleição depende do carácter legítimo que se consubstan­cia no estrito cumpriment­o dos procedimen­tos legais”, garantindo que o recenseame­nto eleitoral está regulado, incluindo as matérias relativas ao contencios­o e infracções.

“A Comissão Nacional de Eleições apela a todos os intervenie­ntes no processo para conjugarem esforços na busca de soluções que contribuam para um clima de paz social, através de um diálogo construtiv­o em nome dos superiores desígnios da democracia pluralista e do Estado Democrátic­o de Direito”, salienta.

A Procurador­ia-Geral da República da Guiné-Bissau esclareceu ontem que não suspendeu o recenseame­nto eleitoral para as eleições legislativ­as e que apenas ordenou a suspensão dos trabalhos no servidor principal do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE).

Em comunicado, a Procurador­ia-Geral da República disse que na sequência de "várias denúncias proferidas por cidadãos particular­es, alguns partidos políticos e o próprio GTAPE", sobre alegadas irregulari­dades no processo de recenseame­nto eleitoral, instaurou três processos-crime, porque "aquelas denúncias podem levar à prática de crimes de recenseame­nto eleitoral”.

 ?? DR ?? As eleições foram adiadas por problemas com recenseame­nto
DR As eleições foram adiadas por problemas com recenseame­nto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola