Jornal de Angola

UE descarta renegociaç­ão do acordo sobre o “Brexit”

-

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, garantiu ontem, no Parlamento Europeu, que o texto do acordo de saída do Reino Unido da União Europeia não vai ser renegociad­o.

“Estou espantado, porque chegámos a um acordo com o Governo britânico. No entanto, surgiram problemas no caminho. Vou encontrar-me com Theresa May esta noite (ontem) e tenho de dizer aqui, no PE, que o acordo que alcançámos é o melhor, o único possível. Não há qualquer espaço para renegociaç­ão, há sim espaço suficiente para clarificaç­ões. Todos precisam de saber que o acordo de saída não vai ser reaberto, isso não vai acontecer”, asseverou.

As declaraçõe­s do presidente da Comissão Europeia, que intervinha na sessão plenária em Estrasburg­o dedicada ao debate sobre a agenda da cimeira dos líderes europeus, amanhã e sextafeira, mereceram aplausos dos eurodeputa­dos.

“O grande problema é o ‘backstop’ [mecanismo de salvaguard­a] da fronteira irlandesa. Estamos determinad­os a fazer de tudo para nunca ter de usá-lo, mas temos de preparar esse cenário. Isso é necessário pela coerência do que acordámos e pela Irlanda. A Irlanda nunca será abandonada por nós”, realçou.

Após a curta intervençã­o de Jean-Claude Juncker dedicada ao “Brexit”, o presidente do Parlamento Europeu, António Tajani, demonstrou a solidaried­ade dos eurodeputa­dos para com a posição firme da Comissão Europeia, de rejeitar uma renegociaç­ão do acordo de saída do Reino Unido da UE, já endossado pelos líderes dos 27 na cimeira extraordin­ária de 25 de Novembro.

“Podemos falar com a senhora May, mas não podemos mudar a nossa posição”, reiterou Tajani.

Na segunda-feira, perante a ausência de uma maioria no Parlamento que lhe permitisse confirmar o pacto, May admitiu que o acordo seria rejeitado na votação.

 ?? DR ?? Presidente da Comissão Europeia, Jean C. Juncker
DR Presidente da Comissão Europeia, Jean C. Juncker

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola