Jornal de Angola

ONU cria plano regional de apoio aos refugiados

-

A ONU anunciou ontem o lançamento de um plano que visa angariar 4,8 milhões de euros para apoiar os países do Médio Oriente que acolhem refugiados sírios, incluindo um milhão de crianças nascidas durante o exílio. O “plano regional de ajuda aos refugiados”, dirigido pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), tem como objectivo apoiar mais de 5,6 milhões de sírios que se encontram no Líbano, na Turquia, na Jordânia, no Egipto e no Iraque, assim como 3,9 milhões de habitantes locais nas comunidade­s acolhedora­s.

O programa visa, entre outros objectivos, proporcion­ar melhores oportunida­des de educação aos filhos de refugiados sírios, declararam membros da organizaçã­o numa conferênci­a de imprensa.

“A maioria dessas crianças nasceu numa situação de pobreza e desemprego frequentes, em perduram os casamentos precoces e o trabalho de menores, e a educação nem sempre é garantida”, afirmou o director da ACNUR para o Médio Oriente e África do Norte, Amin Awad, recordando que cerca de 80 por cento dos refugiados vivem abaixo do limiar da pobreza.

O plano para 2019 e 2020, que reúne em parceria mais de 200 Organizaçõ­es NãoGoverna­mentais, vai permitir financiar diversos projectos e contribuir para “melhorar os serviços de base e as oportunida­des económicas.”

Face aos “desafios socio-económicos com os quais estes países acolhedore­s se confrontam”, o plano vai apoiar igualmente o trabalho das instituiçõ­es locais e das municipali­dades a favor dos refugiados.

O director regional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvi­mento (PNUD) nos países árabes, Samuel Rizk, sublinhou que o conflito sírio “não só resultou numa crise humanitári­a como numa crise de desenvolvi­mento para os países vizinhos.” Esses território­s revelaram uma especial generosida­de e vivem “sob uma pressão significat­iva”, pelo que é importante que recebam uma ajuda para aliviar a situação presente e a futura, acrescento­u.

 ?? DR ?? Milhares de sírios encontram refúgio em países vizinhos
DR Milhares de sírios encontram refúgio em países vizinhos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola