Jornal de Angola

Liga Árabe contra decisão tomada por Jair Bolsonaro

-

A Liga Árabe alertou o Presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, que a transferên­cia da Embaixada do Brasil em Israel para Jerusalém pode prejudicar as relações com os países árabes, disse ontem um diplomata à agência Reuters.

A Liga Árabe é uma organizaçã­o de Estados árabes, fundada em 1945 com o objectivo de reforçar e coordenar os laços económicos, sociais, políticos e culturais entre os seus membros. Actualment­e tem 22 Estados-membros, incluindo a Palestina.

A carta a Bolsonaro, assinada pelo secretário-geral da liga, Ahmed Aboul-Gheit, foi entregue ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, segundo o diplomata árabe que pediu anonimato.

Embaixador­es de nações árabes reuniram-se ontem em Brasília para discutir o plano de Bolsonaro de transferir a Embaixada de Telavive e reconhecer Jerusalém como a capital de Israel, em alinhament­o com a posição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A movimentaç­ão da Embaixada seria uma forte mudança na política externa brasileira que, tradiciona­lmente, apoia uma solução de dois Estados para o conflito israelo-palestinia­no. “O mundo árabe tem muito respeito pelo Brasil e queremos não apenas manter as relações, mas também melhorá-las e diversific­á-las, mas a intenção de transferir a Embaixada para Jerusalém pode prejudicá-las”, disse o diplomata.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola