Jornal de Angola

Fábrica de mármore gera 130 empregos

- Natacha Roberto

O secretário de Estado para a Indústria, Ivan do Prado, inaugurou ontem, no município do Icolo e Bengo, em Luanda, a segunda fase de uma unidade fabril de processame­nto de mármore e granitos.

Denominada Alaturca, a fábrica, localizada na vila de Catete, vai garantir 30 postos de trabalho directos e 100 indirectos para jovens, que vão trabalhar no processame­nto e corte de blocos de mármore e granito, que podem ser usados no fabrico de tampos de cozinha, escadarias, peitorais, bordaduras para piscinas e polimentos de chapas.

Ivan do Prado lembrou que, num passado recente, a importação de matériapri­ma para projectos de construção pesava significat­ivamente na economia, situação que começa a ser ultrapassa­da com iniciativa­s das empresas locais. Luís Cupenália, proprietár­io da fábrica e presidente executivo do grupo Bongani, informou que a mesma possui uma capacidade de produção de cinco mil metros quadrados e perspectiv­a aplicar mais cinco milhões de dólares no alargament­o da sua capacidade.

“Pretendemo­s construir uma fábrica de raiz, cujo investimen­to é de cinco milhões de euros, três dos quais em equipament­os que já estão em Angola e dois em infra-estruturas”, informou.

A construção da fábrica de mármore e granitos Alaturca foi financiada pelo Banco Angolano de Investimen­tos (BAI), no âmbito do programa do Executivo Angola Investe.

O administra­dor municipal de Icolo e Bengo, Noivito Pedro, saudou a iniciativa do grupo Bongani, sublinhand­o que o investimen­to vai ajudar a reduzir o desemprego na circunscri­ção.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Empreendim­ento emprega maioritari­amente jovens
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Empreendim­ento emprega maioritari­amente jovens

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola