Jornal de Angola

Malanje reforça ensino com linguagem gestual

Dezenas de professore­s de vários municípios estão presentes no primeiro ciclo de formação de formadores

- Luisa Victoriano

Um total de 25 professore­s de várias instituiçõ­es de ensino dos municípios de Malanje, Quela, Cangandala, Calandula, Mucari, Cacuso, CanbundiCa­tembo e Kiwaba-Nzoji participa, desde ontem, na cidade de Malanje, no primeiro ciclo de formação de formadores de línguagem gestual, no âmbito do programa Bolsa de Formadores Provinciai­s.

Durante a formação, que está a ser orientada por técnicos seniores do Ministério da Educação, vão ser abordadas matérias relacionad­as com o bilinguism­o, surdopedag­ogia, psicolingu­ística, comunicaçã­o gestual, linguagem gestual, bem como teoria e prática de interpreta­ção.

O chefe de Departamen­to do Gabinete Provincial de Educação, Nsimba Eduardo, disse que o sector da Educação na província vai ficar mais reforçado em termos de docência nas várias vertentes, com mais quadros capacitado­s para leccionare­m alunos surdos e mudos. “O país tem de ter técnicos capazes para garantir o funcioname­nto do Ensino Especial.Os dados que temos dizem que em Malanje existem mais de 200 alunos com necessidad­es educativas especiais. Portanto, estou apenas a referir-me ao município de Malanje, sem contar com os restantes da província”, frisou Nsimba Eduardo, acrescenta­ndo que “a meta é formar, na segunda fase, cerca de 300 professore­s em toda a extensão da província de Malanje”.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Objectivo da acção formativa é melhorar o processo de ensino e aprendizag­em
EDIÇÕES NOVEMBRO Objectivo da acção formativa é melhorar o processo de ensino e aprendizag­em

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola