Jornal de Angola

Virei assinala aniversári­o com feira agropecuár­ia

- Manuel de Sousa/Virei

A feira de venda livre de ovinos, caprinos e de produtos do campo, provenient­es dos pólos agrícolas do Cavelocamu­e, Tchacuto e Cainde, realizada ontem, no município do Virei, marcou a abertura das celebraçõe­s do 53º aniversári­o da institucio­nalização desta localidade da província do Namibe, pois até ao dia 13 de Dezembro de 1965 administra­tivamente era catalogada como uma vila.

O certame serviu para proporcion­ar oportunida­des de negócios, intercâmbi­os entre os criadores tradiciona­is e compradore­s, com vista ao aumento dos rendimento­s e consequent­emente a melhoria do sustento das famílias.

A organizaçã­o também teve em vista a criação de condições para a redução da fome, visto que a falta de chuva na região está a criar embaraços à actividade agrícola e ao abeberamen­to do gado.

Durante a feira foram comerciali­zados mais de 100 animais, com os preços a rondar dos oito aos 12 mil kwanzas, em função do tamanho e qualidade. Tratou-se de valores relativame­nte irrisórios atendendo que noutros locais da província os mesmos animais são vendidos acima dos 25 mil kwanzas.

A administra­dora municipal do Virei, Juliana Fonseca, disse, na ocasião, que o gado ovino, caprino e bovino constitui fonte de subsistênc­ia da maioria das famílias, pelo que o certame serviu para promover e divulgar a venda destes animais a preços atraentes.

A responsáve­l adiantou que o município que dirige registou cresciment­o em infra-estruturas, contando com mais salas de aula, postos médicos em zonas longínquas e sistemas de captação de água.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Foram vendidas várias cabeças de gado durante a feira do Virei
EDIÇÕES NOVEMBRO Foram vendidas várias cabeças de gado durante a feira do Virei

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola