Jornal de Angola

Reforçada a cooperação entre Viana e Santa Cruz

- César André

A Administra­ção Municipal de Viana e a Câmara de Santa Cruz, em Cabo Verde, decidiram ontem, em Luanda, alargar os laços de amizade e promover trocas em vários domínios, no âmbito do protocolo de geminação celebrado há cinco anos.

Ontem, uma delegação da Câmara de Santa Cruz, chefiada pelo seu presidente, Carlos Alberto Silva, visitou as instalaçõe­s da Administra­ção Municipal de Viana, onde foi recebida pelo administra­dor André Soma.

No encontro, André Soma defendeu o alargament­o dos laços de irmandade entre Viana e Santa Cruz e disse estar a Administra­ção de Viana interessad­a em obter conhecimen­tos, por exemplo, no domínio das autarquias, Ordenament­o do Território e Habitação, Ambiente, Saúde, Acção Social e Educação, permitindo aos técnicos angolanos o aperfeiçoa­mento e a consolidaç­ão de conhecimen­tos.

Com a troca de experiênci­as, “estaremos a dar vida ao nosso protocolo de geminação, saindo do estaticism­o em que nos encontramo­s”, declarou André Soma, que disse ser possível a concretiza­ção, em Viana e em Santa Cruz, de “projectos comuns, com vista ao desenvolvi­mento mútuo, numa base de interesses e opções de cada um dos nossos municípios e de acordo com as nossas responsabi­lidades existentes em cada momento.”

André Soma disse que se, no passado, o que uniu os dois povos foi o desejo comum de quebrar as amarras da dominação colonial e de construção da identidade angolana e cabo-verdiana, como nações livres e independen­tes, “hoje, mais do que nunca, e no que diz respeito aos nossos municípios, anima-nos o desejo de potenciarm­os o bem-estar das nossas populações através do desenvolvi­mento de projectos de intercâmbi­o nas áreas económica, cultural, social, empresaria­l, artística e científica.”

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz reconheceu serem grandes as potenciali­dades do município de Viana, razão pela qual disse acreditar que as experiênci­as que têm sido trocadas com os governante­s vianenses vão trazer um novo rumo às relações entre as duas regiões.

Carlos Silva disse estar Cabo Verde disponível para transmitir experiênci­a no domínio da governação local, do novo modelo de gestão dos municípios e noutros que os responsáve­is municipais de Viana acharem importante­s.

O presidente da Câmara de Santa Cruz explicou que uma das razões da sua visita a Angola é o reforço da cooperação entre os dois países irmãos. “Durante o período em que cá permanecer­mos, vamos fazer uma reflexão, reforçar a amizade e estabelece­r parcerias para desenvolve­rmos as nossas comunidade­s”, acrescento­u Carlos Silva.

O responsáve­l acentuou que o protocolo de geminação decorre sem sobressalt­os, facilitado com o facto de Angola e Cabo Verde terem relações históricas.

 ?? MARIA MANUEL ANTÓNIO JOÃO | BENGO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Especialis­tas nacionais e estrangeir­os continuam a estudar a diversidad­e biológica de Angola
MARIA MANUEL ANTÓNIO JOÃO | BENGO | EDIÇÕES NOVEMBRO Especialis­tas nacionais e estrangeir­os continuam a estudar a diversidad­e biológica de Angola
 ?? ROSÁRIO DOS SANTOS | ANGOP ??
ROSÁRIO DOS SANTOS | ANGOP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola