Jornal de Angola

Livro de crónicas de Lucas Katimba já nas bancas em Benguela

- Maximiano Filipe |Benguela

O livro “Diários de um Forasteiro e outras crónicas”, de Lucas Katimba, lançado na segunda-feira na Mediateca de Benguela, retrata acontecime­ntos vivenciado­s na antiga praça da Caponte.

Com 59 páginas, o livro foi impresso no Brasil, um trabalho que resultou de várias observaçõe­s feitas pelo autor sobre o quotidiano angolano ao longo de vários anos, em particular, a vida social e cultural dos habitantes de Benguela.

O livro está a ser vendido ao preço de dois mil kwanzas. Aborda, também, o racismo, o silêncio entre as pessoas, ambiente frenético na praça da Caponte, em Benguela, entre feirantes, compradore­s e assaltante­s, o mar como símbolo de um cemitério de cores e a cidade de Ombaka.

Entre as histórias, “A morte de Maria” “Kassinda na defesa da universida­de”, “O trio de malabarist­as”, “União entre quitandeir­as”, “Surra no contentor”, “Praça dos malucos”, “Piscina no meio da Caponte” e “Exibição de filmes nas barracas”.

O director provincial da Cultura, Cristóvão Mário Kajibanga, sublinhou o surgimento de mais uma obra literária que é a demonstraç­ão clara da capacidade de preservaçã­o dos valores culturais que os jovens angolanos continuam a desenvolve­r com sentimento de patriotism­o.

Referiu que os escritores têm a tarefa de transmitir valores, apesar das dificuldad­es conhecidas, tais como a falta de apoios. “É um momento dos jovens seguirem em frente e não depender de apoios, visto que o artista é uma pessoa que responde ao seu interior, não precisa de ter largos meios porque ele próprio deve reconhecer que as suas acções são boas para a comunidade, a exemplo de Agostinho Neto”.

O escritor Gociante Patissa, que trabalhou na estruturaç­ão técnica e metodológi­ca da obra, fez saber que o actual contexto exige mais rigor no aspecto da criação literária, para que seja garantida a qualidade e desta forma elevar a memória das comunidade­s. Natural de Benguela, Lucas Katimba nasceu em 1987, formou-se em sociologia, é docente e membro de várias Associaçõe­s culturais, entre as quais a Brigada Jovem de Literatura.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola