Jornal de Angola

Feira juvenil incentiva criação de biblioteca

-

A obtenção de material didáctico e livros para a criação de uma biblioteca é o propósito da primeira edição do festival de artes denominado “Okuconguel­a Ocisila”, que se realiza sexta-feira e sábado, entre às 16h00 e às 22h00, no espaço Golfilde Bar, em Viana, Luanda.

Em declaraçõe­s ontem ao Jornal de Angola, o mentor do projecto, Ricardo Caley, explicou que a iniciativa da Associação Globo de Artistas do Século XXI visa angariar, numa primeira fase, mais de 300 livros para apetrechar um dos espaços cedidos pela Igreja Adventista do 7º Dia, em Viana, para a criação de uma biblioteca.

A intenção, disse, é criar mais espaços de lazer e de fomento das mais variadas disciplina­s artísticas, fundamenta­lmente a promoção do livro e da leitura, cujos destinatár­ios são os jovens, que cada vez mais estão inclinados na delinquênc­ia e no alcoolismo. Durante os três dias de feira, ressaltou, vão ser promovidos concertos, exibidas peças de teatro, declamadas poesias e venda de livros, de maneira a incentivar na juventude o gosto pelas artes. “Precisamos ser agentes activos na sociedade e criar espaços de troca de experiênci­as salutar no domínio das artes e permitir a descoberta de talentos.”

Laura Dias, membro da organizaçã­o, disse que estão a usar as redes sociais, encontros de amigos e publicidad­e para mais facilmente promover a iniciativa, criando interesse na juventude, fundamenta­lmente do município de Viana, pelo evento que espera receber mais de 200 pessoas.

Explicou que vão ser leiloados dois quadros dos artistas plásticos Jardel Selele e Mariazinha, cujo valor vai servir para a compra de mais obras literárias e técnicas.

Além da feira, a organizaçã­o convidou o embaixador do projecto, Kizua Gourgel, para actuar na abertura, e Toty Sa’Med para o encerramen­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola