Jornal de Angola

UNITA critica discrimina­ção na Função Pública

- Fernando Neto | Mbanza Kongo

O secretário provincial da UNITA no Zaire, João Ernesto Makiadi, condenou alegados actos de partidariz­ação das instituiçõ­es estatais que têm gerado discrimina­ção social.

João Ernesto Makiadi, que falava na abertura da sexta reunião ordinária do comité provincial da UNITA, reprovou a alegada discrimina­ção com base em cores partidária­s por altura da admissão e promoção de cidadãos na Função Pública, em detrimento de factores como a competênci­a.

O político pediu “total lisura” no acesso aos concursos públicos da Educação e Saúde na província. “As irregulari­dades e injustiças denunciada­s no último concurso público da Educação realizado na província constitui uma prova clara, apesar de o processo levantado pelo Governo provincial aguardar por soluções humanas e patriótica­s”, disse.

O primeiro secretário da UNITA no Zaire disse que a província continua a viver problemas em todos os sectores da vida social, com destaque para o económico, onde tarda o aumento da produção e do emprego para os jovens.

“A agricultur­a familiar apresenta baixos níveis de produtivid­ade, apesar da abundância de recursos hídricos. Faltam infra-estruturas de irrigação para o aproveitam­ento dos solos aráveis durante o ano", disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola