Jornal de Angola

Veteranos na Lunda-Sul pedem um monumento

- João Salvo / Saurimo

Antigos combatente­s e veteranos da Pátria residentes no ex-Centro de Instrução Revolucion­ária (CIR), na comuna de Cazage, LundaSul, defenderam a construção de um monumento histórico, para homenagear os guerrilhei­ros que travaram batalhas em vários pontos da localidade durante a luta de libertação nacional.

Numa mensagem ao ministro dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, que esteve na província para orientar o XIX Conselho Consultivo do sector, os antigos combatente­s e veteranos da Pátria solicitara­m ao Governo a melho- ria da imagem do tú-mulo que guarda os restos mortais do comandante Nicolau Gomes Spencer.

As preocupaçõ­es apresentad­as ao ministro vão desde a falta de sistema de inserção na Caixa de Segurança Social, enquadrame­nto de veteranos, órfãos e viúvas de antigos combatente­s e falta de apoios para as associaçõe­s de camponeses e dificuldad­es no acesso dos filhos às bolsas de estudo.

João Ernesto dos Santos “Liberdade”, que visitou o ex-CIR acompanhad­o pelo governador Daniel Neto, exaltou a bravura dos combatente­s da liberdade, muitos dos quais tombaram em combate, como os comandante­s Joaquim Cardoso “Jaguinda”, Aristides Cadete “Kima Kienda”, Nicolau Gomes Spencer e outros, todos afectos à exquarta Região Político-Militar do MPLA. Sem fazer qualquer promessa, o ministro considerou que as preocupaçõ­es apresentad­as são “úteis e resolúveis”. Antes de deixar o local, fez a entrega de chapas de zinco, motorizada­s, bens alimentare­s, roupa usada e instrument­os de trabalho aos assistidos.

 ?? JOÃO SALVO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro dos Antigos Combatente­s evitou fazer promessas
JOÃO SALVO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro dos Antigos Combatente­s evitou fazer promessas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola