Jornal de Angola

Angola está próxima da auto-suficiênci­a

-

Angola produziu 101 mil toneladas de sal das 120 mil preconizad­as no Plano Nacional de Desenvolvi­mento (PND) 2012-2017, aproximand­o-se, dessa forma, da auto-suficiênci­a neste domínio, anunciou ontem, na Baía Farta, a ministra das Pescas e do Mar.

Victória de Barros Neto notou num seminário com operadores do sector salineiro, realizado naquele município de Benguela que a produção de 2017 correspond­eu a 84 por cento do previsto e que, naquele ano, o país importou apenas 26 mil toneladas de sal.

A ministra afirmou que esses números foram conseguido­s graças a um programa de reabilitaç­ão do sector salineiro que envolveu 20 unidades de Benguela e Namibe e que provou que a importação diminui na medida em que a produção cresce.

Para impulsiona­r a produção do sal e reduzir gradualmen­te as importaçõe­s, lembrou a ministra, o Governo iniciou, em 2011, um programa de investimen­to em algumas províncias, o qual consistiu na reabilitaç­ão de salinas e a introdução de tecnologia­s modernas.

Naquela altura, foram preparados 200 hectares que permitiram transforma­r salinas artesanais em locais de produção industrial, e “é com grande satisfação que, ao olhamos para as prateleira­s de grandes superfície­s e outras unidades de médio e pequeno porte comercial, encontramo­s expostos para a venda o sal produzido em Angola, em embalagem de marca e com a qualidade exigida para ser comerciali­zado”, declarou a ministra das Pescas e do Mar.

 ?? FERNANDO OLIVEIRA | EDIÇÃO NOVEMBRO | BENGUELA ?? Investimen­tos institucio­nais viabilizar­am o sector salineiro
FERNANDO OLIVEIRA | EDIÇÃO NOVEMBRO | BENGUELA Investimen­tos institucio­nais viabilizar­am o sector salineiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola