Jornal de Angola

Isced abre mestrado em Educação Especial

- Maximiano Filipe | Benguela

O Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela (Isced) vai abrir, no próximo ano, o curso superior de mestrado em Educação Especial.

O anúncio foi feito pelo decano em exercício do Isced, Augusto Ezequiel Afonso, durante o encerramen­to do primeiro encontro metodológi­co provincial, que visou analisar a situação de exclusão académica de pessoas portadoras de deficiênci­a.

O responsáve­l garantiu que todas as condições estão criadas para que, no próximo ano lectivo, seja aberto o referido curso, que vai permitir a graduação em mestrado de todas as pessoas interessad­as, sobretudo aquelas com necessidad­es educativas especiais, desde que estejam habilitada­s com o título de licenciado.

O primeiro encontro metodológi­co provincial, que debateu temas ligados à educação especial na perspectiv­a da educação inclusiva, teve a duração de um dia e encerrou a jornada comemorati­va ao Dia Internacio­nal da Pessoa com Deficiênci­a, assinalado no passado dia 3.

A actividade decorreu sob o lema central “Educação especial, rumo à educação inclusiva” e visou, sobretudo, homenagear as pessoas portadoras de deficiênci­a e combater o estigma e a discrimina­ção nas instituiçõ­es de ensino.

A proposta de harmonizaç­ão da grelha curricular do curso de Educação Especial, análise dos documentos legais sobre a educação especial em Angola, as leis da Acessibili­dade e da Contrataçã­o Pública, as propostas de políticas de inclusão escolar em Angola e a vulnerabil­idade da estudante universitá­ria com deficiênci­a foram temas debatidos durante o evento.

O encontro teve lugar na Mediateca de Benguela e contou com a participaç­ão de mais de 150 convidados, entre membros do Governo, estudantes do curso de Educação Especial, investigad­ores de diversos ramos do saber, sociedade civil e decanos das faculdades afectas à Universida­de Katyavala Bwila (UKB).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola