Jornal de Angola

Campeãs regressam hoje

- Armindo Pereira

Familiares, colegas de trabalho e amigos renderam, ontem, a última homenagem ao antigo árbitro internacio­nal de basquetebo­l Soares de Campo, falecido segundafei­ra em Luanda, vítima de enfarte.

Os seus restos mortais foram sepultados no Cemitério do Alto das Cruzes, em Luanda, onde foi considerad­o que constitui uma perda irreparáve­l, pois em vida, soube dedicar-se ao trabalho e à família com espírito de sacrifício e total entrega.

Durante o elogio fúnebre, Nelson Sardinha, secretário­geral da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB), referiu que o malogrado, enquanto profission­al da arbitragem e coordenado­r de provas do órgão reitor, “sempre encarou os desafios com o brio que lhe era caracterís­tico”.

Na sua intervençã­o, Tony Sofrimento, membro da FAB e companheir­o de longa data nas lides da modalidade, considerou que Soares de Campos foi uma espécie rara de homem no trato pessoal, tendo recordado a sua dedicação na última janela de qualificaç­ão para o Mundial da China do próximo ano.

“Todo o êxito da última campanha do Torneio Africano de Qualificaç­ão é dedicado a ti”, referiu Tony Sofrimento visivelmen­te emocionado. Por seu turno, Horácio Macedo, ex-árbitro, recordou “Campitos” como seu instrutor que o lançou em 1993 na carreira.

“Foi sempre uma pessoa pronta a transmitir os seus conhecimen­tos aos mais novos. A nossa arbitragem fica mais pobre com a sua partida”, lamentou.

De 67 anos de idade, entre vários feitos ao longo da carreira, foi considerad­o três vezes melhor árbitro africano, além de apitar em mundiais e Jogos Olímpicos, com realce para os de Barcelona'1992.

 ?? DR ??
DR
 ?? M. MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Antigo árbitro internacio­nal deixa a classe enfraqueci­da
M. MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Antigo árbitro internacio­nal deixa a classe enfraqueci­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola