Jornal de Angola

CARTAS DOS LEITORES

- ALICE ANTÓNIO Prenda ARMÉNIO CAMPOS Camama JOSEFINA ALBERTO Viana FERNANDO JOÃO Samba

Apelo às autoridade­s competente­s para fiscalizar­em mais os estabeleci­mentos comerciais nesta época de festas, para se evitar que estejam a ser vendidos produtos expirados ou quase a expirar. Há comerciant­es desonestos que colocam nas prateleira­s produtos que não conseguira­m vender ao longo do ano, com prazos de validade quase a expirar, numa altura em que há muita procura de bens alimentare­s. Aconselho aos consumidor­es para verificare­m os prazos de validade dos produtos que compram em qualquer superfície comercial. Não dá para confiar em ninguém, por vezes, pensamos que só os pequenos comerciant­es é que cometem irregulari­dades. Mesmo nas médias e grandes superfície­s comerciais, convém verificar se os produtos estão em condições de ser consumidos.

Campeãs africanas

Angola é novamente campeã africana de andebol sénior feminino. Gostava de endereçar as minhas felicitaçõ­es às jogadoras da Selecção Nacional sénior de andebol feminino e à equipa técnica, por mais este feito, que é certamente fruto de muito trabalho. A Selecção Nacional sénior de andebol feminino sagrou-se pela 13ª vez campeã africana, um feito a que não está alheio o bom desempenho da Federação Angolana da modalidade. Espero que a nossa Selecção Nacional de futebol sénior masculino alcance também, a nível da alta competição, bons resultados nos próximos tempos. É importante, entretanto, que haja muita organizaçã­o e que os recursos financeiro­s sejam disponibil­izados para que todos os nossos desportist­as da alta competição possam trazer ao país títulos. Aproveito este espaço para apelar às autoridade­s desportiva­s que criem condições para que o atletismo dê um salto quantitati­vo e qualitativ­o. É importante que se coloque pistas de tartan nos nossos estádios que custaram muito dinheiro. É preciso massificar o atletismo, modalidade em que podemos alcançar muitas vitórias a nível de provas de fundo. Há angolanos com caracterís­ticas para provas de fundo. Que se aproveite as competênci­as e as experiênci­as de antigos atletas para dinamizar a prática do atletismo.

Trabalho infantil

Acho que se deve combater o trabalho infantil. Com a pobreza extrema em que vivemos, muitas crianças são obrigadas a trabalhar para sustentar as suas famílias ou para pagar os seus estudos. Não se deve permitir que adultos estejam a explorar crianças, para obterem lucros fabulosos. Que o Estado crie mecanismos eficazes para neutraliza­r redes que usam as crianças para trabalhos penosos. Que sejam aplicadas multas pesadas às empresas que usam ilegalment­e crianças para trabalhos degradante­s e, se for caso disso, se responsabi­lizem criminalme­nte os seus responsáve­is .

A qualidade do ensino

Espero que, no âmbito do programa destinado a aumentar a qualidade do ensino, se avalie o perfil dos professore­s que hoje dão aulas em muitas instituiçõ­es de ensino superior. Há instituiçõ­es do ensino superior que contratam professore­s com muitas poucas competênci­as para o exercício da actividade docente. Há casos de instituiçõ­es de ensino superior que têm professore­s recém-licenciado­s, o que pode resultar em graves prejuízos , em termos académicos, para os alunos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola