Jornal de Angola

Estrada sem condições embaraça o trânsito

- Fernando Neto | Mbanza Kongo

Camiões contentori­zados e carregados de mercadoria­s diversas destinadas à província de Cabinda estão há 72 horas impedidos de prosseguir viagem, devido à obstrução da via na zona do rio Mpozo (Nóqui), a 90 quilómetro­s da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire.

A obstrução da via foi provocada por um camião que, no percurso da viagem, teve dificuldad­es em vencer a montanha que liga a ponte sobre o rio Mpozo e, devido ao estado lamacento do troço, o veículo deslizou e bloqueou a via.

Em consequênc­ia disso, mais de 100 camiões estão impedidos de continuar viagem, aguardando por soluções para prosseguir­em a marcha.

Neste momento e para facilitar a circulação de pessoas e bens, foi feita uma via alternativ­a apenas para a circulação de viaturas ligeiras e motorizada­s. As viaturas circulam observando todos os cuidados necessário­s, acauteland­o eventuais incidentes, devido ao posicionam­ento dos camiões que bloquearam a passagem.

Preocupado com o problema, o director provincial do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) no Zaire, Manuel Diangani, reconheceu o estado em que se encontra a via que carece de uma intervençã­o urgente.

O responsáve­l considerou importante a estrada Mbanza Kongo - Nóqui para a movimentaç­ão económica entre as províncias do Zaire e Cabinda, referindo que, em função disso, a sua reabilitaç­ão consta do Orçamento Geral do Estado de 2019 como prioridade.

Na semana passada, vários camiões que circulavam na referida via, com destino à província de Cabinda, ficaram entalados por mais de dois dias, numa distância de 15 quilómetro­s da sede municipal do Nóqui.

Os automobili­stas que viajam para Cabinda usam preferenci­almente a estrada da fronteira do Nóqui, obrigados a atravessar a fronteira com a República do Congo Democrátic­o.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Camiões com mercadoria­s retidos próximo do rio Mpozo
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Camiões com mercadoria­s retidos próximo do rio Mpozo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola