Jornal de Angola

CAF pondera levar a disputa da competição para a Europa

-

Uma situação insólita está a assolar a Confederaç­ão Africana de Futebol (CAF). Nenhum país quer organizar a edição de 2019 do Campeonato das Nações Africanas (CAN), que se disputa entre 15 de Junho e 13 de Julho.

A competição estava inicialmen­te agendada para se realizar nos Camarões, mas a CAF considera não estarem reunidas as condições de segurança devido aos conflitos armados com o Boko Haram e com um grupo separatist­a da Ambazonia, região do sul do país.

Após esta decisão, o organismo responsáve­l pelo futebol no continente africano decidiu abrir uma nova fase de candidatur­as, com o vencedor a ser anunciado nos primeiros dias de Janeiro. Surgiram rumores que Marrocos ia avançar para a organizaçã­o, no entanto, a situação foi desmentida pelo seu ministro do desporto, Rachid Talbi Alami.

Este facto deixou a CAF sem propostas para organizar o CAN. Algo que, escreve a imprensa marroquina, leva os responsáve­is africanos a ponderar uma opção semelhante à tomada pela CONMEBOL com a Taça Libertador­es: organizar o torneio num país europeu.

No entanto, nos corredores da CAF no Cairo circulam informaçõe­s que dão como certas as candidatur­as de Egipto e Ghana que já fizeram a entrega dos cadernos de encargos ao órgão reitor da modalidade no continente.

O secretário-geral da Federação Angolana de Futebol (FAF), Rui Costa, abordado pelo Jornal de Angola, sobre a hipótese de a competição ser disputada na Europa, disse apenas que “seria um absurdo. Não creio e não há nada disso. Pelo que sei a CAF vai indicar o país organizado­r no dia cinco de Janeiro”.

Recorde-se que já existem 14 equipas qualificad­as para este torneio: Madagáscar, Tunísia, Egipto, Senegal, Marrocos, Nigéria, Uganda, Mali, Guiné, Argélia, Mauritânia, Costa do Marfim, Quénia e Ghana.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Presidente da Confederaç­ão procura país sede da prova
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente da Confederaç­ão procura país sede da prova

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola