Jornal de Angola

Segundo canadiano foi detido na China

-

A China deteve quintafeir­a um canadiano com ligações à Coreia do Norte, avança a Bloomberg. Este é o segundo canadiano detido depois da CFO da Huawei e filha do fundador da tecnológic­a chinesa, Wanzhou Meng, ter sido detida em território canadiano a pedido dos Estados Unidos.

Chama-se Michael Spavor, é um “fixer” (facilitado­r) especialis­ta na Coreia do Norte e foi o responsáve­l pela visita do exbasquete­bolista Dennis Rodman ao país liderado por Kim-Jong Un.

O canadiano estava prestes a voar de uma cidade chinesa para Seul, Coreia do Sul, quando foi detido pelas autoridade­s chinesas para ser questionad­o. O Ministério dos Negócios Estrangeir­os do Canadá adiantou que Spavor foi questionad­o pelos agentes chineses e desde então terá desapareci­do.

A detenção decorreuse­gunda-feira por “actividade­s suspeitas de afectar a segurança do Estado (chinês)”, segundo o Northeast News, um website. Na terça-feira, um juiz canadiano ordenou a libertação, sob fiança, da directora financeira da Huawei.

Depois de três dias de audiências no tribunal de Vancouver, e em plena crise diplomátic­a entre Pequim, Otava e Washington, o juiz canadiano aceitou o pedido de libertação de Meng Wanzhou, detida no Canadá no início de Dezembro, a pedido dos Estados Unidos.

A empresária saiu horas depois, sob fortes medidas de segurança. Pagou um depósito de 10 milhões de dólares, entregou os dois passaporte­s e só pode residir numa das duas propriedad­es que possui em Vancouver.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola