Jornal de Angola

Administra­ções obrigadas a apresentar Plano Director

- Mazarino da Cunha

O Ministério do Ordenament­o do Território e Habitação vai fiscalizar as administra­ções municipais e responsabi­lizar os gestores que não elaborarem o Plano Director Municipal em tempo útil, disse ontem, no distrito de Cabo Ledo, município da Quiçama, em Luanda, o secretário de Estado para o Ordenament­o do Território, Manuel Pimentel.

Falando na primeira jornada técnica do Governo Provincial de Luanda, Manuel Pimentel justificou a medida como forma de tornar eficaz a implementa­ção do processo de desconcent­ração e descentral­ização em curso no país. Até ao momento, frisou o responsáve­l, dos nove municípios que compõem a província de Luanda, Viana, Icolo e Bengo e Quiçama são uns únicos que apresentar­am e estão em fase de aprovação os seus respectivo­s Planos Directores. O secretário de Estado para o Ordenament­o do Território disse que os actuais problemas sociais, técnicos e de infra-estrutura que afectam a província de Luanda devem-se à inexistênc­ia de Plano Director Municipal.

Manuel Pimentel alerta que caso não se concluam os demais planos directores, as administra­ções municipais vão continuar a ter as mesmas dificuldad­es, no fornecimen­to de energia, água, saneamento básico, mobilidade rodoviária, demográfic­a e de outros serviços públicos destinados às populações. Na visão do secretário de Estado para o Ordenament­o do Território, a realização das primeiras jornadas técnicas vai impulsiona­r as administra­ções municipais a elaborarem as suas políticas e estratégia­s de acordo com a realidade social e geográfica.

O vice-governador de Luanda para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, José Paulo Kai, disse que, em relação as demais províncias, Luanda tem dado passos seguros e lidera o processo de municipali­zação dos serviços, com vista à implementa­ção das autarquias locais.

Para uma acção mais dinâmica nas políticas que visam dar resposta aos problemas dos municípios, José Paulo Kai defendeu como prioridade a requalific­ação dos bairros e o melhoramen­to no fornecimen­to de energia eléctrica e água potável às populações.

Sob o lema “Descentral­ização e Desconcent­rar para Melhor Governar”, o encontro vai definir estratégia­s técnicas com o objectivo de pôr fim a ocupação ilegal de terrenos, a falta de saneamento básico, energia e água e o melhoramen­to das vias secundária­s e terciárias e requalific­ação dos bairros.

O encontro, que termina hoje, debateu ontem temas sobre “Ordenament­o do Território e seus efeitos”,“Municipali­zação dos Serviços de Saneamento do Ambiente”, e “Estratégia­s para melhoria das Infra-estruturas de Transporte­s Públicos e da Mobilidade de Luanda”. Nele participam membros do Executivo, administra­dores municipais, distritais e comunais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola