Jornal de Angola

Inaugurada ponte na via Saurimo/Luena

- João Salvo| Dala

O trânsito sobre o rio Luachimo, no troço Saurimo/Dala, na Lunda-Sul, foi reaberto ontem, com a inauguraçã­o da ponte definitiva, com capacidade para suportar 250 toneladas de carga.

A ponte, inaugurada pelo ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares, foi edificada em sete meses, a cargo da empreiteir­a GRINER, e põe fim aos desabament­os cíclicos durante a passagem de camiões, por alegada sobrecarga.

O ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares, disse que a conclusão das obras da ponte acaba com as dificuldad­es provocadas pelos constantes desabament­os da antiga estrutura e vai gerar um grande impulso na mobilidade das pessoas entre as cidades de Saurimo e Luena (Moxico).

“Esta foi uma obra difícil, mas era pertinente responder, com prontidão e urgência requerida na altura e finalmente temos uma estrutura com tempo de vida útil superior a 20 anos, para garantir uma boa circulação entre Saurimo e Luena”.

Manuel Tavares garantiu que as obras que decorrem na Estrada Nacional 180 terminam dentro de 10 meses. Referiu que dificuldad­es como as constantes chuvas que se abatem sobre a região atrasam os trabalhos.

O governador da LundaSul, Daniel Neto, estava com sentimento de alívio ao apreciar a nova estrutura sólida, com mais de 11 metros de compriment­o e sete de largura. A ponte, que custou seis milhões de dólares, vai tornar o trânsito fluído na Estrada Nacional 180.

Daniel Neto considerou a inauguraçã­o da ponte “um presente de Natal”, consideran­do que a conclusão definitiva das obras de reabilitaç­ão da EN 180 vai devolver a esperança ao povo e garantir uma circulação cómoda, poupando as pessoas do cansaço, encurtar as viagens e garantir durabilida­de das viaturas.

 ?? DR ?? Reabilitaç­ão e construção de pontes constam das prioridade­s
DR Reabilitaç­ão e construção de pontes constam das prioridade­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola