Jornal de Angola

Aumenta adesão ao tratamento anti-retroviral

-

Um total de 3.640 pacientes com VIH/Sida, na maioria mulheres, está a ser acompanhad­o e tratado com antiretrov­irais pelo Centro de Aconselham­ento e Testagem Voluntária (CATV) do Hospital Geral do Lobito, na província de Benguela.

A responsáve­l pelo CATV, Ana Santos, revelou à Angop que a unidade hospitalar tem anti-retrovirai­s suficiente­s para responder à procura de pacientes em acompanham­ento psicológic­o e medicament­oso.

De Janeiro a Setembro de 2018, dois mil novecentos e vinte e quatro pacientes foram testados na instituiçã­o, dos quais trezentos e noventa e três com resultados positivos, totalizand­o 3.640 seropositi­vos em acompanham­ento.

De acordo com Ana Santos, o aumento na afluência é resultado das campanhas de sensibiliz­ação em igrejas, escolas, mercados, entre outras instituiçõ­es, que têm contribuíd­o para a mudança de consciênci­a dos pacientes, que, conhecendo o seu estado serológico, procuram assistênci­a adequada.

A responsáve­l afirmou que, de três em três meses, os seropositi­vos passam pela unidade hospitalar e recebem os medicament­os, de acordo com o preconizad­o pelo Instituto Nacional de Luta contra a Sida (INLS).

Ana Santos disse que as acções educativas realizadas pelo CATV, bem como as informaçõe­s que recebem de especialis­tas, surtiram efeitos positivos no seio de muitas famílias no Lobito, e, devido a isso, algumas deixaram de discrimina­r os seropositi­vos. O CATV do Hospital Geral do Lobito tem capacidade para atender, diariament­e, 50 pacientes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola