Jornal de Angola

Desminagem devolve campos para agricultur­a

-

O Instituto Nacional de Desminagem (INAD) destruiu ontem 7.707 engenhos explosivos não detonados, no município do Cunhinga, 30 quilómetro­s a norte da cidade do Cuito (Bié).

Do material bélico em causa, constam 51 minas antipessoa­is, 14 minas anti-tanques, 1.118 engenhos diversos, 6.500 munições de pequeno calibre e 24 armas em estado obsoleto.

A remoção do material letal permitiu desminar uma área de 467.527 metros quadrados (46,9 hectares) nos municípios do Cuito, Andulo e Cunhinga.

De acordo com o chefe de departamen­to do INAD, Barnabé Frederico, entre outras, as acções permitiram clarificar a reserva fundiária do Cuito, bairro Catema (arredores da cidade do Cuito).

O chefe da sala operativa da Comissão Nacional Intersecto­rial de Desminagem e Assistênci­a Humanitári­a (CNIDA), Ismael Brito Sipi, disse que foram registados este ano três acidentes com minas, com saldo de um morto e dez feridos, dos quais sete são crianças, nos municípios de Camacupa, Cuito e Andulo.

Já o ano passado, foram registados cinco acidentes com minas, com resultado de oito óbitos e 16 feridos, de acordo com o responsáve­l.

Para reduzir mortes causadas por engenhos explosivos, o INAD e as Forças Armadas Angolanas continuam a sensibiliz­ar as populações sobre os perigos de minas, enquanto outras organizaçõ­es não governamen­tais deixaram de operar, tendo em conta a falta de financiame­ntos.

Angola assinalou este ano o Dia Internacio­nal de Sensibiliz­ação para o Perigo das Minas, 4 de Abril, numa altura em que as áreas confirmada­s com contaminaç­ão de minas e outros engenhos explosivos representa­m uma superfície de 94.352.375 metros quadrados, enquanto a superfície das áreas que necessitam de confirmaçã­o é de 64.300.530 metros quadrados. As autoridade­s dizem ser impossível especifica­r o número de minas existentes nas áreas minadas por vários factores.

 ?? WEZA PASCOAL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Brigadas de desminagem retiram engenhos explosivos
WEZA PASCOAL | EDIÇÕES NOVEMBRO Brigadas de desminagem retiram engenhos explosivos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola