Jornal de Angola

Milhares de processos foram remetidos à PGR

-

A Procurador­ia-Geral da República (PGR) no CuanzaSul tem 3.669 processos crime remetidos pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) de casos suspeitos de vários delitos, depois de instruídos entre Janeiro e Novembro deste ano.

De acordo com o comunicado final do Conselho Consultivo alargado do SIC, que a Angop teve ontem acesso, no período em referência foram registados 2.182 crimes, menos 518 em relação a igual período anterior, com 1.769 detidos.

O encontro recomendou a responsabi­lização civil e criminal dos compradore­s, encobridor­es e vendedores de peças de veículos a motor, furtados ou roubados, com vista a desencoraj­ar tal prática.

Todos os membros do SIC, segundo o comunicado final, devem primar por uma maior qualidade dos autos, sobretudo na instrução processual e esclarecim­ento dos crimes, com autoria desconheci­da. O encontro recomendou ao SIC a cooperar com os tribunais, para que os crimes, com penas não superiores a três anos, sejam julgados sumariamen­te, bem como a intensific­ação das inspecções e fiscalizaç­ão nos estabeleci­mentos comerciais, visando desencoraj­ar o aumento de preços e adulteraçõ­es de datas de caducidade.

Os membros do Conselho Consultivo alargado do SIC concluíram ainda que se devem intensific­ar as acções operativas e de inteligênc­ia policial, com vista a prevenir e reprimir os actos criminosos que afectam directamen­te a vida das pessoas e os seus bens.

Na reunião, que teve uma duração de dois dias, foram feitas a avaliação da situação criminal na província, de Janeiro a Novembro do ano em curso, reflexão sobre os crimes de violação, informação sobre os crimes de corrupção, peculato e branqueame­nto de capitais e suas consequênc­ias para as instituiçõ­es do Estado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola